domingo, 8 de agosto de 2010

10 Mitos Sobre seu PC

A IBM apresentou ao mundo o patriarca dos atuais PCs em 1981, mas as sementes da computação pessoal remontam a pelo menos duas décadas antes disso - senão mais. Durante esse período de pelo menos 40 anos, surgiram inúmeros mitos a respeito do uso, conservação e funcionamento desses equipamentos hoje universais.
Para acabar com qualquer dúvida, preparamos uma lista do que é verdade, do que tinha fundamento mas hoje foi superado e do que sempre foi mentira. Confira uma explicação para cada um dos 20 mitos abordados e veja o quanto seu PC ou Mac sofre nas suas mãos - e o quanto de cuidado é exagero seu.

1. Colar imãs pequenos (como os de geladeira) no gabinete pode prejudicar a CPU
FALSO
Os ímãs de geladeira têm um campo magnético muito tênue. Além disso, os componentes dos computadores modernos são bastante imunes a campos magnéticos, mesmo de intensidade moderada.
Obviamente, não recomendamos colocar os potentes ímãs de neodímio perto do que quer que seja (inclusive dos seus dedos).
O neodímio é uma liga de metal com alta eficiência magnética – portanto, especialmente apropriado para fazer ímãs miniaturizados e, mesmo assim, superpotentes. Usados em muitos tipos de motores elétricos e, especialmente, em microfones de estúdio e em discos rígidos, estes “superímãs” são suficientemente fortes para magnetizar as cores de TVs e monitores CRT, por exemplo.

2. É necessário deixar um bom espaço entre o monitor e a parede atrás dele
FALSO, MAS CUIDADO
Algum espaço é necessário para promover a ventilação, mas ele pode ser pequeno - cerca de dois centímetros já está de bom tamanho. Use a largura de seu dedo indicador como medida.
E não esqueça que o ar quente sobe, então é necessário que haja algum espaço logo acima do monitor também.

3. Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo
FALSO
Os sistemas operacionais modernos (Windows, Linux e Mac OS X) podem ter um "uptime" (tempo em que ficam ligados) de várias semanas ou mesmo meses. Se o seu PC fica lento após um período grande de uso, é sinal de vírus ou outras pragas, e não do tempo em que ficou ligado.
Todavia, enquanto não toma providências definitivas, reiniciá-lo realmente pode aliviar o problema por algumas horas. Mas se for para reiniciar, por que deixar ligado?

4. O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas
FALSO
Computador não é carro e não tem motor de arranque. Não caia nessa lorota de quem tem preguiça de fechar e abrir os programas que usa no dia-a-dia.
Por mais econômico que o PC seja, em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia. Recomenda-se desligá-lo inclusive no horário de almoço.

5. Usar programas piratas aumenta a chance de ser infectado por vírus e outras pragas virtuais
VERDADEIRO
Pode parecer papo de sanitarista ou alarmismo dos fabricantes de software, mas essa é a triste realidade.
Não há como verificar a procedência de softwares e sistemas operacionais baixados ilegalmente, e grande parte deles realmente está adulterada. Nem o Mac OS X, da Apple, escapa.

6. Desligar o PC diretamente no botão sem escolher antes a opção de desligar a máquina estraga o disco rígido
FALSO
Esse mito tem fundamento histórico. Nos anos 80, os discos rígidos precisavam ser preparados para o desligamento com um comando específico. Se isso não fosse feito, certamente seriam danificados.
Mas nos discos rígidos modernos, as cabeças são recolhidas automaticamente na ausência de energia, eliminando o risco. Além disso, ao pressionar o botão nos computadores atuais, o sistema operacional desliga a máquina corretamente


7. Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele 'descanse' alguns segundos antes de voltar a ligá-lo
FALSO
Outro mito dos anos 80, e também relacionado ao disco rígido.
Não há mais risco de dano à superfície magnética do disco pelo religamento repentino, e nem ao motor linear que o faz girar. Quanto ao resto do sistema, não há nada que possa estragar com a operação - a não ser, talvez, o próprio botão de ligar, se você for muito insistente (ou se tiver a mão pesada).

8. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD
FALSO
Se assim fosse, não poderia haver computadores a bordo de automóveis, aviões e veículos militares. E muito menos notebooks e iPods.
A única peça que poderia ser afetada pelo movimento é o disco rígido, mas a possibilidade de dano nos modelos atuais é muito remota.
O grande problema de movimentar o computador é o risco de queda - mas aí tanto faz se ele está ligado ou não.

9. Se está chovendo ou trovejando, desligue o computador e tire o plugue da tomada
VERDADEIRO
A chuva em si não causa nenhum dano - o problema são as descargas atmosféricas conhecidas como relâmpagos. Se não estiver relampejando (ou trovejando), pode usar seu computador sem problemas durante a chuva.
Mas, se estiver, recomenda-se desligar não só o PC mas todo e qualquer equipamento da casa - televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos.
Embora não seja frequente, a possibilidade de danos por raios em tempestades ainda é grande no Brasil.

10. Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos
FALSO
É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas. E, mesmo que seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo.
O celular também não corre risco algum de ser danificado pelo computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG