quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Definições sobre VCD (Video Compact Disc)

Introdução
VCD
é um padrão que permite executar vídeos (filmes, documentários, animações, etc) em mídias de CD com qualidade equivalente ao de fitas em VHS (Video Home System). Com o crescente uso de conexões à internet por banda larga, é cada vez mais comum a criação de VCDs a partir de vídeos baixados pela internet ou a montagem de CDs com vídeos caseiros, especialmente pelo fato das filmadoras digitais estarem cada vez mais acessíveis. Veja a seguir, mais detalhes sobre esse padrão.
O que é VCD

VCD é a sigla para Video Compact Disc. Como já dito, trata-se de uma tecnologia que permite executar vídeos a partir de um CD, tal como se esse fosse um DVD. A principal diferença entre um VCD e o ato de simplesmente gravar um arquivo de vídeo em um CD, está no fato do primeiro seguir padrões que garantem que o vídeo seja executado de forma efetiva e rode em outros dispositivos que não somente o computador, como aparelhos de DVD e consoles de video-game (desde que estes suportem essa tecnologia). É importante frisar que VCD não é o mesmo que DivX.

O uso de VCDs tem se tornado tão comum que existem softwares que permitem gravar não somente vídeos, mas também seqüências de imagens (slide-show). Existem também kits que transformam o conteúdo de fitas de vídeo em VCD, como o Blaster MovieMaker, da Creative Labs. Assim, é possível guardar seus próprios vídeos (formaturas, festas de aniversário, etc) ou presentear amigos. Ainda, há o fator divertimento: é possível aplicar efeitos ou recursos especiais em VCDs, assim como acontece nos DVDs.
VCD 1.1 e 2.0

Até o momento em que este artigo era escrito, existiam dois tipos de VCD, sendo o primeiro a versão 1.1, usado a partir de 1993. Este padrão não chegou a ser muito utilizado em determinados países por somente suportar o formato NTSC (National Television Systems Committee). A resolução do VCD 1.1 é de 352x240 pixels e seu áudio permite a utilização de um canal de som stereo ou dois canais de som mono.

O segundo tipo é o VCD 2.0, disponibilizado em 1995. Essa versão trouxe grandes avanços para o VCD: suporte ao formato PAL (Phase Alternating Line) com resolução de 352x288 pixels, suporte ao recurso Closed Caption, controle de playback, som stereo ou com bitrates de 128 a 384 Kpbs, entre outros. O VCD 2.0 é o padrão utilizado atualmente.

O VCD (ambas as versões) geralmente usa o formato de compressão de vídeos MPEG (Motion Picture Experts Group), que permite que o vídeo tenha a mesma quantidade de minutos usáveis que o CD de música (74 ou 80 minutos, no caso de mídias de 700 MB)

Outros tipos de VCD

Existem outros tipos de VCD. Os mais comuns são mostrados a seguir:

SVCD - Super VCD: trata-se de um padrão melhorado do VCD, que oferece resolução de 480x576 pixels em PAL e 480x480 pixels em NTSC. Suporta dois canais de áudio stereo e 4 legendas no mesmo filme. Seu único porém, é que permite executar de 35 a 50 minutos de vídeo em um CD;

XVCD - eXtended VCD: é o VCD em si, com a diferença de suportar resoluções e bitrates de áudio maiores;

XSVCD - eXtended SVCD: é o XVCD que utiliza o formato MPEG2;

CVD - China Video Disc: é um SVCD, com a única diferença de ter resolução menor. Foi criado para equipamentos com poucos recursos de hardware.

Processo de criação de VCDs

A criação de VCDs não é complicada. O grande trabalho está mesmo na edição do vídeo ou, muitas vezes, na conversão deste para o formato MPEG. Mas, caso o vídeo já esteja neste formato, a criação do VCD é tão simples que dispensa explicações. Geralmente, os programas para gravação de CDs possuem recursos de gravação de CD, como o Nero Burning e o Easy CD Creator. É claro que se você quiser adicionar recursos ao VCD terá que utilizar softwares próprios para este fim. Um deles é o Ulead DVD Workshops. Mas existem muitos outros, inclusive gratuitos e para vários sistemas operacionais, como o Linux.

Finalizando

O VCD é uma tecnologia que conta com alguns anos de existência, mas que demorará para "sair de cena", apesar da constante popularização do DVD. O avanço tecnológico vem permitindo que as pessoas tenham acesso cada vez mais fácil a filmadoras, especialmente as digitais. Assim, a criação de vídeos caseiros e a passagem de filmes em VHS para o formato digital são práticas cada vez mais comuns. O VCD acaba sendo uma das formas de armazenamento utilizadas, principalmente por ser de baixo custo. Prova disso é que muitos aparelhos leitores de DVD são compatíveis com VCD. Assim sendo, "vida longa ao VCD"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG