sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Backup do Windows 7: como fazer e quando vale a pena usá-lo

A Microsoft tem a terrível fama de embutir em seus sistemas operacionais programas de backup realmente ruins. Porém, o novo sistema de Backup e Restauração que faz parte do Windows 7 tem muitas mudanças e melhorias.

A ferramenta faz backups de imagem para proteção do sistema e backups de arquivos para proteção dos dados.

Para o backup de arquivos, o programa já tem um padrão do que gravar (bibliotecas, appdata, meus documentos), mas também permite que você selecione e insira as pastas que quer proteger.

A ferramenta é capaz de fazer backup apenas dos arquivos que foram criados e/ou alterados depois que o último backup foi feito. E, caso haja mais de uma versão de um mesmo arquivo salva, o aplicativo dá ao usuário a opção de escolher qual deve ser recuperada mas, por padrão, o programa irá restaurar a versão mais recente dele.


O sistema de Backup e Restauração deixa o usuário escolher qual drive deve ser utilizado para o backup, mas não deixa que se selecione apenas uma pasta do drive. Além disso, restaurar uma imagem ISO não é simples e talvez não seja a melhor ferramenta para esta função.

Para iniciar o programa, clique no botão Iniciar e digite backup, e a página de Backup e Restauração irá abrir. Conecte seu disco externo - local onde a cópia de sergurança será gravada - e clique em Configurar Backup.


Escolha os ajustes, mas quando chegar à última página clique em Modificar Agendamento. Desmarque a opção Executar Backup Agendado (recomendado), e clique em OK.

Para fazer backup de seus dados (e o recomendável é que isso ocorra diariamente!), conecte o drive externo, inicie o programa de backup e clique em Fazer Backup. Não haverá problemas em usar o computador enquanto o backup estiver rodando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG