quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SIGNIFICADO DA PALAVRA WINDOWS E COMO SURGIU


A palavra windows em português significa janelas. A sua INTERFEICE GRAFICA é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox Parc: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de um clique do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("windows" é equivalente a "window", que significa janela, porém no plural).
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interfeice grafica para o sistema operacional MS - DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam INLEGAIS.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993, O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS -DOS, PC –DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um um sistema operativo que não dispõe de interfeice grafica, funciona através de commando de texto introduzidos no teclado pelo ultilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS- DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

Um comentário:

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG