quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Qual é o melhor anti-vírus gratuito para 2009?


Quem navega na net sem protecção em tempo real arrisca-se em poucos dias, horas ou mesmo minutos a sofrer ataques de vírus, spyware, adware, malware, rootkits, entre outros. O que significam todos estes termos?
Vírus - pequeno programa com capacidade de se reproduzir e infectar um computador sem o conhecimento / autorização do dono.
Spyware - programas instalados de forma dissimulada que interceptam ou tomam controlo parcial da interacção do utilizador com o computador
Adware (Advertising Software) - software que carrega e mostra publicidade num computador. Por vezes é instalado em conjugação com outro programa (de distribuição gratuita) e que usa as receitas da publicidade para se auto-financiar. Quando o Adware é também spyware é considerado intrusivo, porque viola a privacidade do utilizador.
Malware - software desenhado para infiltrar-se e danificar um determinado PC, obviamente sem o consentimento do seu dono. Pode-se dizer então que o Malware (Malicious Software), inclui vírus, spyware, adware, rootkits, worms e trojans.
Rootkit - são programas desenhados para esconder ou dissimular um computador infectado ou comprometido. Normalmente aparecem sob a forma de ficheiros do sistema ou semelhantes, mas servem para carregar outro tipo de ameaças.
Posto isto, é conveniente saber que um anti-vírus no sentido estrito da palavra nos protegerá apenas contra os vírus que são uma parte das ameaças que vagueiam pela internet. Quando escolher um anti-vírus veja atentamente que tipo de protecção lhe fornecerá. Se é apenas anti-vírus, ou se é um suite completo de protecção com firewall, anti-malware, protecção activa, protecção de email, de mensageiros instantâneos, etc.
A lista que vos vou fazer parece-me simples e bastará para garantir uma protecção relativamente completa. Tenha em atenção que estas opções são gratuitas, e poderá ser necessário complementá-las com programas anti-spyware, ou anti-malware, bem como firewall. (Clique nas imagens para ir directamente para o site de download do software!)
3 melhores anti-virus gratuitos
1.- Avast! Home Edition - para mim é o melhor, por várias ordens de razões. Primeiro tem protecção activa residente da mais completas entre os concorrentes - protecção web, rede, email, P2P, mensageiro instantâneo, entre outras. Depois a taxa de detecção é excelente inclusivé para rootkits, e tem actualizações diárias. As duas desvantagens deste produto são - os falsos positivos (mais vale um falso alarme mesmo assim, do que uma infecção!), e o facto de se ter que renovar o registo periodicamente (anualmente).

2.- AVG Anti-Virus Free Edition - excelente taxa de detecção. Inclui anti-virus e anti-spyware. Também tem uma característica muito útil que é o Safe Search que funciona quando você faz uma pesquisa no Google sobre determinado assunto em que lhe assinala o conteúdo seguro de navegar e o de menos confiança. Como pontos negativos o facto de ser um pouco pesado, lento nos scans ao disco duro, de não ter protecção activa nos mensageiros instantâneos, no P2P e aquando da própria navegação na web.

3.- Avira Antivir Personal Edition - como anti-vírus é melhor que os outros dois. A taxa de detecção de vírus e rootkits é soberba. É muito leve e o tempo para realizar um scan completo é muito baixo. No entanto não protege o PC contra spyware, adware e ouro tipo de malware, pelo que as outras duas soluções são mais completas. Não possui protecção activa de email, mensageiros instantâneo e P2P. Para além do mais as actualizações podem ser bastante lentas e até encravar, por problemas dos servidores deles. Requer uma renovação periódica do registo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG