sábado, 14 de maio de 2011

por que meu pendrive aparece como “Dispositivo desconhecido”?

Você tenta uma, duas, três portas USB, troca os pendrives e nada do PC reconhecê-los. Sabe onde está o problema? Acredite: é na tomada!

O problema é estranho, mas comum. De uma hora pra outra você pluga um pendrive no PC e em vez de ver uma janela do Windows Explorer mostrando seu conteúdo o micro diz que ele é um “Dispositivo desconhecido”. Você despluga, pluga de novo e nada. Tenta outra porta USB: nada. Tenta outro pendrive, só pra ter certeza de que o primeiro não queimou: nada. Desliga e religa o PC e não adianta. Mas que diabos está acontecendo?
Isso é comum em PCs ligados a tomadas que não estão corretamente aterradas. Por alguma razão a controladora USB na placa-mãe fica em um estado inconsistente e as portas USB ligadas a ela deixam de funcionar. Nada que você plugar nelas, seja pendrive, mouse ou modem 3G será reconhecido.
Resetar o micro, ou desligá-lo e ligá-lo, não funciona por um motivo simples: mesmo “desligado” um PC moderno ainda mantém a alimentação de partes da placa-mãe, inclusive as portas USB, por causa de recursos como o “Wake on USB” que permite "acordar" um micro desligado ou em hibernação simplesmente movendo um mouse ou pressionando uma tecla em um teclado USB.
A solução? Tire o PC da tomada, aguarde cerca de um minuto, plugue e ligue-o novamente. Com isso as portas USB devem retornar ao estado normal e voltar a funcionar. E trate de aterrar corretamente a tomada do PC, ou providenciar um estabilizador com aterramento: uma porta USB que não responde é o menor dos males que pode afetar um PC mal-aterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG