quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Panda Antivirus Pro 2011: proteção para quem tem paciência

Software é bom na detecção e remoção de ameaças, mas foi o mais lento entre os produtos antivírus que testamos nesta safra.
O Panda Antivirus Pro 2011 (R$ 79,00 por uma licença de um ano para um PC, R$ 119,00 para três PCs) acerta em vários pontos. Ele provou ser eficiente na detecção e bloqueio de malware e na limpeza de PCs já contaminados, mas seu baixo desempenho o prejudica em relação à concorrência.

A interface do Antivirus Pro é usável, e sua tela de status é funcional, porém esparsa. Se o Panda encontrar um problema com a proteção em seu PC ele irá mostrar um aviso no topo da tela. Ele tende a ser um pouco paranóico, identificando cookies de rastreio como spyware. Embora seja possível afirmar que esse tipo de cookie, usado por sites para identificar os hábitos do internauta na rede, seja tecnicamente spyware, não está nem de longe na mesma categoria de spyware “de verdade” como keyloggers (que registram tudo o que é digitado no micro), então o uso do termo é um exagero.
Na detecção de ameaças o Panda se saiu bem no geral - em alguns casos muito bem. Ele detectou 99.8 por cento das amostras de malware conhecidas, um dos melhores resultados entre os antivírus pagos que analisamos. E ele fez um bom trabalho - embora não excepcional - na hora de parar novo malware em nossos testes de bloqueio no mundo real, onde colocamos o programa contra ameaças recém-encontradas na rede: ele bloqueou completamente 84 por cento dos ataques, e parcialmente outros 12 por cento. Nenhum dos programas que analisamos conseguiu bloquear todas as ameaças, mas o campeão conseguiu impedir 96 por cento de todos os ataques.
As notas na desinfecção também foram boas. O Antivirus Pro detectou todas as infecções em nosso PC de teste, removeu componentes ativos de malware em 80 por cento dos casos, e removeu todos os resíduos de uma infecção em 60 por cento deles.
Ele teve mais problemas com falsos positivos que a concorrência. Com seis alertas, ele foi o líder entre os programas pagos. Entretanto, se você considerar o percentual de falsos positivos em relação ao total de amostras analisadas, o número ainda é bastante baixo.
A velocidade de varredura dos arquivos foi uma das menores entre todos os antivírus que testamos. Ele completou a “varredura manual” de 4.5 GB de arquivos em 4 minutos e 22 segundos, muito distante dos 90 segundos do melhor colocado. A varredura sob demanda - que acontece sempre que um arquivo é aberto ou salvo - também foi abismal: ele analisou 4.5 GB de arquivos em 7 minutos e 6 segundos, mais que duas vezes mais lento que o melhor colocado.
Embora seu impacto geral no desempenho do PC tenha sido moderado, o Panda Antivirus Pro deixou algumas operações significativamente mais lentas. Nosso sistema de teste levou 53.7 segundos para “dar boot” com o Panda instalado, contra 40.1 segundos sem nenhum antivírus.
Considerando sua força na detecção, bloqueio e remoção de malware, o Panda Antivirus Pro é um produto que merece sua consideração, mas tenha seu baixo desempenho em mente antes de se decidir pela compra.
Fonte: PC Word



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG