quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Plugins:PARA QUE SERVEM E COMO INSTALAR?

Um plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, na qual são criadas as páginas.
Um exemplo comum de plugin é o Flash Player que é um visualizador de programs escritos em flash. Este plugin é usado pelo Firefox quando for necessário executar um programa em flash no navegador (como banners animados, jogos ou os vídeos do YouTube).
Outro muito comum é o plugin para Java. É uma programa que permite executar aplicações Java muito usadas pelos sites de bancos para criar teclados virtuais e por outros sites para fazer sistemas de notícias.
Além destes há uma variedade enorme de outros plugins como o instalado pelo Adobe Reader para exibição de arquivos PDF dentro do Firefox e o Windows Media Player e QuickTime para exibição de vídeos.
Qual é a diferença entre plugin e extensão?
Um plugin é um programa instalado no Firefox que adiciona recursos que podem ser usados por páginas web. Por exemplo, os plugins Flash, Java e Windows Media Player permitem que as páginas tenham recursos que não são suportados por padrão, como som e vídeo.
Já uma extensão é um programa feito especialmente para o Firefox para criar ou modificar alguma funcionalidade. A existência ou não de alguma extensão não interfere na visualização das páginas.
Como saber os plugins instalados?
Pela janela de complementos do Firefox. Selecione Ferramentas > Complementos e clique em Plugins. Observe que é possível desativar um plugin por essa janela.
Ou digite about:plugins no campo de endereço e tecle Enter. Este comando listará todos os plugins instalados.
Onde encontrar?
Um bom ponto de partida para encontar plugins é no site mozilla.org. Outro bom conteúdo sobre os plugins está no plugindoc. No próprio site do desenvolvedor do plugin sempre é encontrado um link para baixá-lo.
Como instalar?
Geralmente os plugins instalam-se automaticamente pelo Assistente do Firefox, necessária apenas da concordância do usuário. Alguns plugins necessitam de uma pequena configuração no software (no plugin) como no caso do Quicktime em que é necessário entrar em opções (do Quicktime) e alterar algumas configurações. Geralmente as instruções para a instalação do plugin constam no site do autor.
Por que os plugins não vêm inclusos no Firefox?
Devido a uma questão de licença de software, que não permite que se distribua programas de outras empresas junto com o Firefox. Além disso existem muitos plugins, o que tornaria o download mais demorado.

Um comentário:

DER SUA OPINIÃO SOBRE ESTE BLOG