terça-feira, 29 de março de 2011

Dia Mundial do Backup ocorre nesta semana

Em 31 de março comemora-se o Dia Mundial do Backup. Não deixe de participar desta corrente.
Sob o slogan “Don’t be an april fool. Backup your data. Check your restores” (ou “Não caia no Primeiro de Abril. Salve seus dados. Cheque suas restaurações”), ocorrerá no dia 31 de março, quinta-feira desta semana, o Dia Mundial do Backup. Esta data propõe uma mobilização para que todos os envolvidos realizem cópias de segurança dos seus dados e documentos.
Se você quiser participar deste movimento, pode fazê-lo sem grandes complicações. Dependendo do volume de informações que você possui armazenado, alguns DVDs podem ser o suficiente para o backup. Mas o mais recomendado é a utilização de HDs externos ou discos virtuais para salvar seus dados com mais segurança.







sexta-feira, 25 de março de 2011

Usar celular na gravidez pode fazer mal ao seu bebê

Você já pensou que o uso do celular pode prejudicar a saúde do seu bebê? Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e de Aarhus, na Dinamarca, sugere que o uso do celular durante a gravidez pode atingir o feto, causando problemas de comportamento quando ele atingir a idade escolar. Foram entrevistadas 13.159 mães dinamarquesas que tiveram bebês na década de 90. Quando completaram 7 anos, as mães responderam um questionário referente à saúde e comportamento dos filhos.

O resultado foi alarmante: as que usaram o celular de 2 a 3 vezes por dia na gestação tiveram crianças com mais chances de desenvolver problemas de comportamento. Eles indicaram 25% mais riscos de apresentar problemas emocionais, 34% de ter dificuldade de relacionamento, 35% de ser hiperativos e 49% de apresentar desvios de conduta. O mesmo valia para crianças que já usavam o aparelho antes dos 7 anos: eles tinham 80% mais chances de ter dificuldades comportamentais. Uma pesquisa canadense em ratas grávidas comprovou o resultado
O que se imagina é que a exposição à radiação emitida pelo celular, ainda que pequena, não seria bem absorvida pelo organismo humano. Os pesquisadores afirmam ainda que ela pode não ser a grande vilã. As mães que mais usavam o telefone poderiam ser também mais negligentes com as crianças. CRESCER ouviu especialistas em diversas áreas para dimensionar o risco.
Abner Lobão Neto, ginecologista e obstetra, professor chefe do Pré-Natal Personalizado da Escola Paulista de Medicina, recomenda ponderação. "Pode até ser que o resultado um dia venha a se comprovar, mas os dados parecem inconclusivos", diz. Este é o primeiro estudo na área a traçar um paralelo entre o uso do celular e o aparecimento de problemas de comportamento em crianças. Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Eisntein, em São Paulo, concorda. "Não dá para falar 'não use mais celular'. Mas eu diria às minhas pacientes para usar o mínimo possível", afirma.
A tecnologia também fez dos celulares aparelhos mais seguros. Michel Yacoub, professor-titular de telecomunicação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (SP), diz que, atualmente, a potência da radiação que o celular transmite é pequena e, se causasse algum problema, seria no cérebro da gestante. "Existe uma distância grande entre o ouvido da mulher e o útero. Não consigo ver uma relação biológica", diz.
Para Luiz Carlos Kretly, professor de Engenharia Elétrica e especialista em Microeletrônica da Unicamp, uma possível explicação para as alterações de comportamento no feto seria o uso do celular preso à cintura durante a década de 90. Vitor Baranauskas, engenheiro elétrico, autor do livro Celular e Seus Riscos (Ed. do Autor), defende outra teoria e concorda com a pesquisa. Para ele, o corpo da mãe conduz a radiação até o feto, provocando alterações em várias partes do organismo, inclusive nos neurônios. Como não há um veredicto sobre o uso, Vitor dá 5 sugestões de como usar o aparelho com mais segurança - sem precisar sair da rotina:
- Ao manuseá-lo, em busca da agenda, por exemplo, faça-o distante do ventre;
- Não fale dentro do automóvel ou do elevador, porque eles concentram a radiação;
- Ao fazer ligações, disque o número e mantenha o telefone longe da cabeça. A explicação é simples. No momento em que o celular está procurando rede, ele emite mais radiação;
- Não mantenha o celular junto ao corpo, como no bolso. Ele recebe radiação mesmo quando inoperante;
- Use viva-voz

sábado, 19 de março de 2011

Seis coisas legais que você pode fazer com o Bloco de notas

Apesar de simples, o Bloco de notas pode fazer muito mais do que você imagina! Descubra seis funções legais (e algumas bastante úteis) deste editor de textos!
Leve, limpo, sem centenas de configurações complexas, o Bloco de notas é um programa que, ou é amado, ou odiado. Apesar de não ser um editor de textos tão completo quanto o Word, ele também possui algumas ferramentas interessantes e até curiosas.
É possível fazer muito mais com o Notepad do que escrever recados rápidos, porém a maior parte das pessoas não sabe disso. Carimbos automáticos, desenhos, configurações de página etc... Veja um pouco do que o Bloco de notas é capaz de fazer
Leia ao contrário

Uma das curiosidades do Notepad que podem ser menos úteis para nós brasileiros é a possibilidade de escrever de trás para frente. Isso por que, em caracteres iguais os nossos, não faz diferença, e a nossa direção de escrita é da esquerda para a direita.
Porém, se você entende algum idioma que tem o sentido da leitura invertido e precisa de um editor de texto com a capacidade de “ler ao contrário”, basta colar o texto no Bloco de notas, clicar com o botão direito em qualquer parte em branco da janela e marcar a opção “Sentido de leitura da direita para a esquerda” (Right to left Reading order) no menu de contexto.
Crie um log das suas atividades

Se algum dia você precisar criar um documento e marcar nele horários exatos nos quais alguma atividade foi realizada, você pode criar um log automático no Bloco de notas, e não precisar se preocupar em digitar a hora todas as vezes que inserir algo novo.
Por exemplo, você está desenvolvendo um projeto com várias etapas e precisa documentar o tempo que levou para cumprir cada uma delas. Crie um documento no Bloco de notas e digite “.LOG” na primeira linha, sem as aspas. Salve e feche o arquivo, e todas as vezes que ele for aberto, aparecerá um “carimbo” de data e hora automático.
Veja as suas fotos em ASCII art
Existem vários programas que transformam fotografias em ASCII art, uma forma de arte na qual a imagem é recriada usando símbolos e caracteres. Para visualizar esses arquivos, você pode usar o bloco de textos, por causa da sua janela de tamanho controlável e de fácil configuração, o que não acontece no Word, por exemplo.
Você pode usar diversos programas para gerar o TXT com a sua imagem, dentre eles o Characterizer, um aplicativo fácil de mexer e que simula de maneira bastante fiel a criação de uma imagem em ASCII art.
Insira data e hora

Se você não deseja um documento em estilo log, mas quer um carimbo de data e hora pronto no meio do seu documento, é possível inserir isso automaticamente, sem precisar digitar tudo quantas vezes for preciso.
Basta ir até o menu “Editar” (Edit) e clicar em “Hora/data” (Time/Date) para aplicar o “carimbo” no seu texto. Ele coloca a marcação de tempo no local em que o cursor estiver, em um padrão como este: “10:22 17/03/2011”
Vá para uma linha específica 

Quem usa o Bloco de notas para criar ou editar código de programação sabe que, às vezes, é preciso ir até uma linha específica para corrigir algum bug, quando você recebe algum aviso parecido com este: “Syntax error on Line XXX.”. Em um arquivo com milhares de linhas, nada melhor do que a possibilidade de ir diretamente para o que interessa!
Primeiramente, note que para isso funcionar, a opção “Quebra de linha automática” (Word Wrap) precisa estar desabilitada. Vá em “Formatar” (Format) e desmarque isso. Agora basta pressionar “CTRL + G” para abrir uma caixa de diálogo simples. Digite o número da linha desejada e aperte “Enter”, ou clique em “Ir Para” (Go to).
Você pode também, se desejar, visualizar na barra de status em qual linha do documento você está com o cursor parado. Basta ir no menu “Exibir” (View) e marcar a opção “Barra de Status” (Status Bar).
Adicione cabeçalho e rodapé

Você não achou que fosse possível configurar a página no Bloco de notas, assim como acontece no Word, não é mesmo? Exatamente da mesma forma não é mesmo, porém aqui está uma ferramenta que poucos conhecem no Notepad: a possibilidade de adicionar cabeçalho e rodapé aos seus documentos.
Vá até o menu “Arquivo” (File) e clique em “Configurar Página” (Page Setup). Essa configuração só irá aparecer no momento da impressão, pois é quando o Bloco de notas divide o texto em páginas. Nos campos “Cabeçalho” (Header) e “Rodapé” (Footer), digite o que você deseja que apareça em todas as páginas.
O Bloco de notas permite o uso de alguns códigos bem simples para implementar essas duas partes da sua página. Veja alguns deles (use todos sem as aspas): data - “&d”, hora - “&t”, número da página - “&p”, nome do arquivo -“&f”, alinhamento pela direita - “&r”, alinhamento pela esquerda - “&l” e alinhamento centralizado - “&c”.
Bônus: easter egg no Bloco de notas!

Você já deve ter ouvido falar sobre easter eggs (ovos de páscoa, em tradução literal). São pequenas curiosidades escondidas em sites e programas, e que apenas quem sabe como chegar até elas pode encontrá-las. O Bloco de notas traz um dos poucos easter eggs do Windows, já que, há algum tempo, é política da empresa não adicionar esse tipo de “surpresa” nos códigos dos seus aplicativos.
Abra um novo documento do Notepad e digite “bush hid the facts” (algo como “bush escondeu os fatos, em inglês), sem as aspas. Salve o documento com qualquer nome, feche-o e abra novamente. Não foi bem isso o que você salvou, foi? Este easter egg não funciona no Windows 7, apenas em versões anteriores.









quinta-feira, 3 de março de 2011

Como acessar redes sociais pelo celular sem ter um smartphone

Confira dicas para manter seus perfis atualizados mesmo sem ter acesso aos aparelhos com recursos mais modernos
As redes sociais mudaram o comportamento dos brasileiros. Não importa qual seja a sua rede favorita, estar em algum lugar visualizando algo divertido ou curioso já não é o suficiente para muita gente. É preciso compartilhar a informação, contando a novidade para o maior número possível de amigos.
 
Nesse sentido, redes como Twitter, Facebook, Orkut e FourSquare se tornaram verdadeiras companheiras para quem deseja consumir informação em tempo real e, principalmente, contar ao mundo tudo aquilo que vier à cabeça. Contudo, apesar de os smartphones estarem cada vez mais acessíveis para o público, muitos usuários ainda não têm o privilégio de contar com um deles no bolso
Além disso, mais de 80% dos brasileiros utilizam planos pré-pagos de telefonia celular, ficando privados muitas vezes do acesso à internet e planos de transferência de dados. A boa notícia é que, mesmo sem ter um smartphone, é possível atualizar informações na maioria das redes com muita facilidade. Sabe como você pode fazer isso? A EERTEK INFORMÁTICA ensina você
Atualizando o Orkut via SMS
Se você é usuário da operadora TIM já pode atualizar o seu status no Orkut via SMS. O procedimento é muito simples. No seu computador, o primeiro passo é acessar a página do Orkut SMS e entrar na rede social com seu login e senha. Será aberta uma página de configuração.
Na página, insira o número do seu celular com o código DDD (por exemplo: 41-9999-9999). Você receberá no celular uma mensagem com uma URL e um código de ativação. Digite a URL no seu navegador e acesse a página para confirmar o recebimento. Em seguida, insira o código de ativação no campo disponível.
Para atualizar seu status, basta enviar um SMS para o número 67588. O envio de mensagens é completamente gratuito, mas para quem utiliza celular pré-pago é preciso ter créditos válidos no aparelho. Vale lembrar ainda que, ao ativar o serviço, seu número fica disponível para visualização no perfil.
Facebook para todos
Assim como o Orkut, a rede social com maior número de usuários no planeta também conta com integração às operadoras de celular, e pode ser atualizada via SMS. O serviço, entretanto, está disponível apenas para as operadoras Claro e TIM.
Para ativar o serviço, acesse o seu perfil e selecione a opção “Configuração da Conta”. Em seguida, selecione a guia “Celular” e clique em “Registre-se nas mensagens SMS do Facebook”. Será preciso enviar um torpedo para o número 32665 colocando a letra “F” como texto. Você receberá em seguida um SMS com um código de ativação.
A partir de então você poderá receber notificações sobre pedidos de amizade, mensagens publicadas no mural e atualizações dos seus amigos. Além disso, poderá atualizar seus status pelo celular. As mensagens têm o mesmo custo padrão de sua operadora, tanto para envio quanto para recebimento.

O que você está fazendo? Twittando do celular.

Embora atualizar Orkut e Facebook via SMS sejam alternativas bem interessantes, muitos dos recursos das redes sociais acabam limitados. Porém, para os usuários do Twitter, informar aos amigos sobre um fato ou postar seus textos de até 140 caracteres se torna uma experiência dinâmica mesmo para quem possui aparelhos mais antigos.


























Caso você seja usuário da operadora TIM, basta acessar via browser a versão móvel do microblog. É só configurar a opção em sua conta de usuário do Twitter e, em seguida, informar o número de celular. Se o seu celular navega via WAP, tome cuidado apenas com o custo, já que seus créditos expiram de acordo com o volume de dados transferido.

Contudo, se você quer mesmo apenas enviar mensagens via SMS, pode contar com o auxílio do serviço SMS2blog. O site é nacional e permite, mediante cadastro, que usuários de qualquer operadora postem conteúdo via celular diretamente no Twitter.

Para isso é preciso primeiro sincronizar sua conta de usuário com o número do seu celular. Em seguida basta enviar um SMS para um dos quatro números disponíveis, um para cada operadora: 31 8325-7900 (Claro), 31 8677-9325 (Oi), 31 9232-2564 (Tim) e 31 9712-6005 (Vivo). O custo de envio é o mesmo de um SMS padrão, de acordo com seu plano na operadora.

Deixe que encontrem você. FourSquare acessível para todos.

Nos últimos tempos, uma nova espécie de rede social vem ganhando cada vez mais adeptos, em especial entre os usuários do Twitter. Trata-se do FourSquare, um serviço que permite informar aos amigos a localização exata em que você está.

Para quem navega via WAP, função disponível mesmo nos modelos mais antigos de celular, basta acessar a URL da versão mobile do FourSquare. Antes, é claro, não esqueça de fazer o cadastro no serviço por meio do seu computador. Ao acessar via celular busque o lugar onde você está para fazer o check-in e postar.

Mais uma vez, vale o alerta para você que nunca navegou via WAP. Caso você não possua um plano específico de dados, a cobrança é feita de acordo com a quantidade de dados enviados e recebidos. Por isso, caso você utilize o serviço por longos períodos, é provável que acabe pagando bem mais do que se tivesse contratado um plano junto à sua operadora.

Você já conhecia as possibilidades de manter atualizados seus perfis em redes sociais usando apenas mensagens SMS? Participe deixando sua opinião no espaço de comentários e aproveite para relatar as suas experiências nos serviços citados.