quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Truques rápidos no Word

Seqüência de cliques facilitam a seleção de texto e miniaturas facilitam a navegação em documentos longos. Veja como!
Atalhos de teclado são uma ótima forma de economizar tempo no dia-a-dia em frente ao computador, mas não devemos ignorar o mouse, que é igualmente capaz de salvar preciosos segundos enquanto você trabalha.
Por exemplo, suponha que você esteja trabalhando em um documento e queira colocar uma palavra em itálico. Para selecioná-la a maioria das pessoas pega o mouse, clica e segura o botão esquerdo no início da palavra, arrasta o cursor até o final e solta o botão. Isso funciona, mas é demorado e impreciso.
O jeito mais rápido? Basta dar um duplo-clique sobre a palavra. Pronto! Ela é instantâneamente selecionada. Quer fazer a mesma coisa em um parágrafo inteiro? Dê um triplo-clique em qualquer lugar dentro dele.
E esses truques com o mouse funcionam em um monte de lugares: processadores de texto, navegadores, clientes e e-mail e mais. Depois que você se acostumar, garanto que nunca mais irá arrastar o cursor para selecionar texto.
Use miniaturas para navegar por documentos do Word

Sou um usuário do Word há mais tempo do que consigo me lembrar, mas de vez em quando eu descubro um recurso que não sabia que existia, e que se torna totalmente indispensável.
Por exemplo: você costuma trabalhar com documentos longos? Então sabe o incômodo que é pular entre as páginas. Não seria ótimo se o Word tivesse uma forma de visualizar miniaturas dos documentos como no PowerPoint, uma forma de mudar instantâneamente para outra página com a mesma facilidade com que mudamos de slides?
Pois o Word tem essa opção, e ela é fantástica para navegar por documentos longos. No Word 2007 e 2010, clique na aba Exibição e marque a opção Miniaturas. Já no Word 2003 você deve clicar no menu Exibição e no item Miniaturas. Pronto! Agora você tem uma lista de miniaturas, igualzinha à do PowerPoint. Clique em uma delas para pular imediatamente para a página correspondente. É incrivelmente útil!



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

APRENDA A LIMPAR SUA TELA LCD

O que pode? O que não pode? Acabe com suas dúvidas na hora de limpar a tela

A fragilidade de monitores LCD e de plasma é responsável por muita preocupação na hora de limpá-los. Quais produtos deve-se usar? Quais não se deve, de jeito algum? Com essas dica você acaba com suas dúvidas e também com as manchas do seu monitor, confira!
Monitores CRT (aqueles de tubo) têm tela de vidro, logo, qualquer produto de limpeza de vidros pode ser utilizado nesse tipo de monitor. Já LCD não têm esse vidro, e, portanto, são muito mais sensíveis. O plasma, apesar de ter um substrato de vidro, também é bastante sensível. Logo, a limpeza deles requer cuidados especiais.

O que é proibido?

Não use químicos como detergente, desinfetantes e qualquer outro produto que tenha acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias acarretam sérios danos ao monitor, como o desbotamento das cores ou a “morte” de pixels (leia aqui um artigo especial sobre pixels mortos).
Toalhas de papel, papel higiênicos, lenços de papel e camisetas também devem ser evitados, pois materiais desse tipo podem riscar a tela. Muitas vezes recorremos a esse tipo de utensílio, pois estão quase sempre à mão, mas eles podem causar danos permanentes ao seu monitor.

Produtos seguros

O maior aliado da limpeza, neste caso, é a maciez. Algodão, panos de microfibras muito macios e pincéis são ideais, visto que não danificam a superfície. Combinados, eles constituem um kit capaz de combater qualquer tipo de sujeira.

As bordas

As bordas de monitores LCD e plasma geralmente são feitas de um material resistente, portanto, é possível esfregá-los com certa força, mas sempre com atenção para não atingir a tela.

Limpeza básica

Para começar, é recomendável desligar o seu monitor. Assim, você pode observar a condição da tela e identificar os focos de sujeira. Se você perceber que há alguma sujeira mais sólida, remova-a antes de esfregar para evitar riscos. Use um pincel macio (cerdas duras podem danificar a tela) ou então ar comprimido para isso.
Se o monitor não apresenta manchas de dedos e gorduras, e você quer apenas se livrar da poeira que normalmente se acumula, um simples pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.
Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente, de preferência com um pano ou algodão seco, pois, caso sequem, poderão deformar a tela.

Limpeza mais pesada

Marcas de dedo são comuns em monitores, praticamente inevitáveis. Se o pano seco não for suficiente, a melhor dica é utilizar produtos específicos para limpezas de telas desse tipo. Eles são facilmente encontrados em lojas de informática. Diversas fabricantes consagradas têm produtos específicos para limpeza de monitores. Há também soluções para limpeza de eletrônicos, também recomendadas, pois evaporam rapidamente e não grudam na tela. Nesse caso, procure por produtos que tenham componente antiestático, assim a poeira não gruda com tanta facilidade.
Apenas lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor. Use o spray no pano para, então, passá-lo na tela. Não é necessário exagerar na quantidade do produto.
Se não tiver um produto específico, a água pode ser uma solução. Utilize um pano levemente umedecido, passando-o com delicadeza. Levemente mesmo, poucas gotas de água bastam. Novamente, lembre-se de não molhar a tela diretamente, e sim molhar o pano.
Um chumaço de algodão umedecido também ajuda. Apenas atente para remover eventuais fiapos restantes com pano macio seco.
Sempre que utilizar produtos líquidos para limpar uma tela, lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco. Também não se esqueça de ligar o monitor somente quando ele estiver completamente seco.

Não vire as telas de plasma!

Caso o faça (entenda “virar” como um giro de 90° na horizontal, “deitando” o monitor), deverá esperar pelo menos seis horas para levantá-lo (devido à natureza do produto). Também evite deixar uma mesma imagem congelada na tela por muito tempo, pois a exposição das células de gases (responsáveis por gerar a imagem) à mesma corrente elétrica durante períodos elevados pode marcar a tela (algo que não acontece em monitores e TVs com a tecnologia LCD).

Outras dicas

  • Mantenha o seu notebook fechado para que a tela não acumule sujeira;
  • Se você sofre frequentemente com sujeiras, uma dica é pesquisar por capas ou películas protetoras.












quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Conceito mostra pilha de recarga manual

 Basta girar a pilha para que uma mola interna se encarregue de produzir energia.
Uma pilha de recarga infinita e que depende apenas de você para produzir energia. Essa é a aposta dos designers Yeon Kyeong Hwang e Mleong Ho Kang. Eles criaram um conceito de pilha capaz de ser recarregada de maneira similar a um brinquedo de criança. 
A pilha é dividida em duas partes. Basta rosquear a parte de cima para que uma mola interna seja comprimida. Durante sua descompressão, ela gera energia no processo, podendo recarregar seus gadgets sem que você precise gastar um centavo para isso.
A ideia, por enquanto, está apenas no papel e não há previsão para que o conceito se torne realidade.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Panda Antivirus Pro 2011: proteção para quem tem paciência

Software é bom na detecção e remoção de ameaças, mas foi o mais lento entre os produtos antivírus que testamos nesta safra.
O Panda Antivirus Pro 2011 (R$ 79,00 por uma licença de um ano para um PC, R$ 119,00 para três PCs) acerta em vários pontos. Ele provou ser eficiente na detecção e bloqueio de malware e na limpeza de PCs já contaminados, mas seu baixo desempenho o prejudica em relação à concorrência.

A interface do Antivirus Pro é usável, e sua tela de status é funcional, porém esparsa. Se o Panda encontrar um problema com a proteção em seu PC ele irá mostrar um aviso no topo da tela. Ele tende a ser um pouco paranóico, identificando cookies de rastreio como spyware. Embora seja possível afirmar que esse tipo de cookie, usado por sites para identificar os hábitos do internauta na rede, seja tecnicamente spyware, não está nem de longe na mesma categoria de spyware “de verdade” como keyloggers (que registram tudo o que é digitado no micro), então o uso do termo é um exagero.
Na detecção de ameaças o Panda se saiu bem no geral - em alguns casos muito bem. Ele detectou 99.8 por cento das amostras de malware conhecidas, um dos melhores resultados entre os antivírus pagos que analisamos. E ele fez um bom trabalho - embora não excepcional - na hora de parar novo malware em nossos testes de bloqueio no mundo real, onde colocamos o programa contra ameaças recém-encontradas na rede: ele bloqueou completamente 84 por cento dos ataques, e parcialmente outros 12 por cento. Nenhum dos programas que analisamos conseguiu bloquear todas as ameaças, mas o campeão conseguiu impedir 96 por cento de todos os ataques.
As notas na desinfecção também foram boas. O Antivirus Pro detectou todas as infecções em nosso PC de teste, removeu componentes ativos de malware em 80 por cento dos casos, e removeu todos os resíduos de uma infecção em 60 por cento deles.
Ele teve mais problemas com falsos positivos que a concorrência. Com seis alertas, ele foi o líder entre os programas pagos. Entretanto, se você considerar o percentual de falsos positivos em relação ao total de amostras analisadas, o número ainda é bastante baixo.
A velocidade de varredura dos arquivos foi uma das menores entre todos os antivírus que testamos. Ele completou a “varredura manual” de 4.5 GB de arquivos em 4 minutos e 22 segundos, muito distante dos 90 segundos do melhor colocado. A varredura sob demanda - que acontece sempre que um arquivo é aberto ou salvo - também foi abismal: ele analisou 4.5 GB de arquivos em 7 minutos e 6 segundos, mais que duas vezes mais lento que o melhor colocado.
Embora seu impacto geral no desempenho do PC tenha sido moderado, o Panda Antivirus Pro deixou algumas operações significativamente mais lentas. Nosso sistema de teste levou 53.7 segundos para “dar boot” com o Panda instalado, contra 40.1 segundos sem nenhum antivírus.
Considerando sua força na detecção, bloqueio e remoção de malware, o Panda Antivirus Pro é um produto que merece sua consideração, mas tenha seu baixo desempenho em mente antes de se decidir pela compra.
Fonte: PC Word