segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GLOSSÁRIO INTERNETÊS

Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém
Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador.
Backbone - Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.
Banco de Dados - Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.
Banner - É um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).
Bit - A menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um), ligado/desligado, presença/ausência, etc.
Bookmark - Tipo de agenda onde você guarda os endereços visitados na Internet, tornando fácil visitá-los novamente. São chamados de bookmarks/marcadores no Netscape e Favoritos no Internet Explorer. Bps - Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.
Browser - Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape Navigator.
Byte - É um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho na tela.
Cache - Quando navegamos na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado.
Cookie - São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante.
DNS (Domain Name System) - É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites. Domínio - Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet. Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.
Dial-Up - Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
DVD - O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.
E-comerce (comércio eletrônico) - É a venda de produtos e serviços através da Internet.
E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.
Emoticons - Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando), :-) (alegre).
FAQ - Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto.
Freeware - São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.
FTP (File Transfer Protocol) - Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.
Gateway - Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.
GIF (Graphics Interchange Formal) - É um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.
Home Page - É a página principal de um Web site. Normalmente a página serve como um índice para o conteúdo restante do site.
HTML - Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Linguagem de formatação de textos e imagens, utilizada para apresentar os documentos publicados na WWW (World Wide Web).
HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente.
Internet - Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.
IP ( Internet Protocol) - É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

5 motivos para atualizar para o Windows 7 em 2011

Podemos conversar? A julgar pelos e-mails que recebo todo dia, sei que muitos de vocês ainda estão usando o Windows XP. Posso entender o motivo: ele é como aquele sapato velho e confortável. Além do mais, ele já se pagou ao longo dos anos. O Windows 7 provavelmente parece amedrontador, e com certeza a Microsoft não está distribuindo kits de upgrade gratuitos.
Mas é hora de evoluir. De deixar o Windows XP descansar. Jogue o que é velho fora! Acreditem, não estou bancando o garoto-propaganda da Microsoft. Estou sinceramente tentando te levar rumo a uma experiência de computação melhor.
Aqui estão cinco motivos pelos quais eu acho que você deveria migrar para o Windows 7:
1. Ele vai resolver seus problemas de rede. O Windows XP pode dar muita dor de cabeça na hora de ligar seus PCs em rede. Mas graças em parte a tecnologias como o HomeGroup, com o Windows 7 isso é moleza.2. É muito mais seguro. O Windows XP é como um barquinho de papel furado flutuando em um oceano de malware. O Windows 7 é como um cruzador de batalha. E digo isso por experiência própria: em meu PC não tenho nada mais que o Windows 7 e um ou dois utilitários de segurança gratuitos.
3. É mais fácil encontrar as coisas. Graças a recursos como as bibliotecas (Libraries) e a caixa de busca onipresente, você não precisa mais perder (muito) tempo procurando seus documentos, fotos, músicas em MP3 e afins.
4. O Windows Media Center é sensacional. Especialmente se você tiver um sintonizador de TV compatível. Você nunca mais vai se preocupar com a programação da TV a cabo.
5. Ele é simplesmente... melhor! Lembrem-se que essa é só minha opinião, mas o Windows 7 é cheio de ajustes que tornam a vida mais fácil. Depois que você se acostumar, sua produtividade vai despencar sempre que você tiver que voltar a usar uma máquina com o Windows XP.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas para recuperar CDs e DVDs riscados

Seu CD ou DVD riscado tem salvação. Veja algumas dicas!
Ter um CD ou DVD que, de repente, para de tocar não é “privilégio” de poucos. É algo extremamente comum, afinal, a superfície desse tipo de mídia é delicada e nem sempre temos o cuidado necessário com o manuseio.
É praticamente impossível evitar o aparecimento de riscos em um CD/DVD. Nos piores casos, a leitura é prejudicada, mas há medidas — algumas seguras, outras mais radicais e caseiras — para recuperar um disco que você já considerava como perdido.
Limpeza simples com pano seco
Às vezes, a leitura de um disco é prejudicada por digitais, gordura e outros tipos de sujeira. Nesses casos, uma limpeza básica deve ser suficiente. Sempre segure o disco com um dedo no centro e outros na borda.
Comece com um pano seco, macio e que não solte fiapos. Alguns exemplos são panos de microfibra e aqueles para a limpeza de óculos. Sem fazer pressão, passe o pano do centro para a borda do disco.
CDs e DVDs são gravados em faixas, portanto movimentos circulares em torno do centro do disco podem danificá-lo, prejudicar grandemente a sua leitura e ainda torná-lo inutilizável.
O pano seco também pode ser utilizado em discos Blu-ray.
Água é uma possibilidade
Se a limpeza simples não for suficiente, o próximo passo é usar água. Lavar um disco não danifica uma mídia, desde que alguns cuidados sejam tomados. Utilize água morna corrente no disco. Se a sujeira é bastante teimosa, use dedos de maneira bastante suave para esfregá-la.
Você pode utilizar detergente neutro para aprofundar a limpeza ou produtos específicos de limpeza para mídias. O que não se deve fazer é usar produtos químicos fortes, como os com álcool.
Deixe o excesso escorrer um pouco e use um pano macio para secar, movimentando-o sempre do centro para a borda.
Produtos e serviços especializados
No mercado não é difícil encontrar soluções para a limpeza e a recuperação de discos. Eles geralmente são comercializados como um kit com a solução de limpeza e o aparato onde o disco é limpo.
Em outros casos, são comercializados separadamente. A Philips, por exemplo, comercializa kits completos, soluções, panos específicos e já umedecidos com a solução, etc.
Além dos produtos específicos, é possível encontrar serviços de recuperação de mídias. Basicamente, utilizam máquinas profissionais de limpeza. Não é mais barato do que tentar em casa, mas é uma possibilidade, caso você esteja receoso de utilizar algum método caseiro.
Polimento
Uma das armas dos serviços profissionais é o polimento. Parece cruel ver um disco em uma máquina dessas, mas a prática é eficiente e comum em locadoras, por exemplo. Portanto, uma possibilidade é ir a uma locadora e perguntar se eles podem prestar o serviço para você.
Recuperação com softwares
Outra possibilidade é utilizar programas específicos para a leitura de discos riscados. Para CDs de áudio, uma das melhores opções é o Exact Audio Copy, que extrai as faixas de um CD em diferentes formatos de áudio.
Alguns softwares de gravação e cópia de discos têm configurações para corrigir ou ignorar erros de leitura. Basicamente, eles tentam repor os dados impossíveis de serem lidos ou então fazem a leitura devagar e várias vezes, em uma tentativa de recuperação. Então, com uma mídia nova gravada, os dados devem ser recuperados.

Clique aqui para acessar a seção com programas gravadores de CD e DVD.
A leitura minuciosa para recuperação de dados exige um bom drive de leitura. Há o risco de danificar o leitor caso um disco precise ser lido extensamente, portanto tenha cuidado.Soluções caseiras
ATENÇÃO: os métodos descritos a seguir são extensamente divulgados pela internet e com bom índice de sucesso, no entanto, são recomendados apenas como último recurso. Siga as instruções cuidadosamente e faça por sua conta e risco. Recomendamos você testar em mídias que podem ser “sacrificadas” antes de tentar limpar aquele seu disco favorito.
Pasta de dente/bicarbonato de sódio
A solução caseira mais difundida na internet é a da pasta de dente com bicarbonato de sódio. O que esse polimento faz é remover um pouco da camada de plástico, deixando assim os riscos mais superficiais e, logo, mais fáceis para a leitura.
Utilize pasta de dentes com bicarbonato de sódio. Não pode ser do tipo gel e nem conter micropartículas. Alguns aplicam a pasta com um pano, outros utilizam os dedos em movimentos de dentro para fora do disco.
Aqui não há um consenso: muitos recomendam movimentos circulares, outros indicam movimentos em linhas retas. Pelo sistema de leitura do disco, realmente os movimentos circulares devem ser evitados.
Se o disco estiver inteiro riscado, aplique então nele todo. Do contrário, é mais indicado limpar somente a área atingida. Depois remova o excesso de pasta de dente e seque-o bem.
Outros produtos utilizados para polir discos são polidores de metal (como a versão antiga do Brasso), massa fina para polimento de carros e o próprio bicarbonato de sódio (uma colher de chá de bicarbonato com uma colher de chá de água morna).Vaselina (solução temporária)
A vaselina é apontada como solução temporária. Aplique-a sobre o disco com um pano macio e que não solte fiapos. Alguns utilizam cera para móveis também. Caso tente esse método, preste atenção às instruções de uso dos fabricantes.
Caso a leitura do disco seja recuperada, você deve fazer uma cópia imediatamente, pois o enceramento com vaselina é temporário.