segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como economizar energia elétrica em sua residência.

Algumas dicas para economizar energia elétrica em uma residência sem perder o conforto:
1 – Banho:
Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.


2 – Eletrodomésticos:
Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.
Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.
Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.


3 - Aparelhos eletrônicos:
As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.
Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.
Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.
Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.


4- Iluminação:
Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).

sábado, 26 de junho de 2010

Adware tifoide, a nova ameaça da Internet em locais públicos

Há uma ameaça em potencial à espreita no acesso à Internet feito em lugares públicos.
Segundo pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, essa ameaça atende pelo nome de adware tifoide, uma forma de envio de anúncios que se espalha de forma muito semelhante ao padrão da disseminação da febre tifoide, sem exigir a instalação de nenhum programa invasor no computador

Adware tifoide
Adware é um programa que se infiltra nos computadores, muitas vezes quando os usuários baixam arquivos como, por exemplo, barras de ferramentas ou protetores de tela, e normalmente fazem aparecer montes e montes de anúncios.
O adware tipo tifoide não exige que se baixe nada. Ele se aproveita de uma conexão sem fios à Internet, do tipo encontrado em shopping centers e cafés, onde vários usuários compartilham uma conexão não criptografada.
Os autores dos adwares normais instalam seu software em tantas máquinas quanto possível. Mas o adware tifoide vem do computador de outra pessoa e "convence" os outros notebooks a se comunicarem com ele e não com o ponto de acesso legítimo.
Em seguida, o adware automaticamente insere anúncios em vídeos e páginas da Web visitadas pelos computadores acessados. Enquanto isso, o dono do computador que leva o invasor de micros alheios não vê nenhum anúncio e não fica sabendo que está infectado - exatamente como os portadores assintomáticos da frente tifoide real.
Invasão discreta

"Nossa pesquisa descreve uma ameaça potencial à segurança dos computadores e oferece algumas soluções," disse o professor John Aycock, que orientou a pesquisa do brasileiro Daniel Medeiros Nunes de Castro e dos seus colegas Mea Wang e Eric Lin.

"Nós estamos estudando uma variante diferente do adware - o adware tifoide, que ainda não está por aí, mas acreditamos que será uma ameaça em breve," diz Aycock.

"O adware tifoide foi projetado para lugares públicos onde as pessoas trazem seus laptops," diz Aycock. "Ele é muito mais discreto, exibindo anúncios em computadores que não têm um adware instalado."

Febre digital

O membro brasileiro da equipe, Daniel de Castro, foi o responsável por apresentar as saídas indicadas pela equipe para se proteger contra essa "febre digital". O estudo foi apresentado na conferência EICAR, em Paris.

São várias as defesas possíveis contra essa nova forma de "invasão comercial". Uma delas é proteger o conteúdo dos vídeos, garantindo que o que os usuários estão vendo vem da fonte original.

Outra forma é configurar os computadores para segurança máxima, "avisando a máquina que ela está em um lugar não totalmente confiável."

"As empresas de antivírus podem também fazer a mesma coisa através de um software que impeça o computador de ser enganados e redirecionado para outra rede," diz Aycock.

Por que se preocupar com anúncios? Aycock explica: "Os anúncios não são apenas irritantes, mas eles também podem fazer propaganda de softwares antivírus falsos que vão prejudicar seu computador. Nesse sentido, os anúncios são, por assim dizer, a ponta do iceberg."


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como resolver problemas que surgem na hora de remover um pendrive

Ao tentar desconectar um drive via USB o Windows indica que existe um programa usando o drive. Descubra o que fazer nesses casos.

O que fazer quando, ao remover um drive USB, o Windows indica que ele está sendo usado por um programa, mesmo que aparentemente ele não esteja? Realmente, o Windows deveria dizer qual é o programa, no entanto ele não diz. O que significa que você terá que fazer um trabalho de detetive para achá-lo.
Comece o trabalho fazendo o que o Windows recomenda: espere um pouco e tente remover o dispositivo novamente. Certifique-se de que a unidade aberta não está usando o Windows Explorer, na verdade, você deve fechar todas as janelas do Windows Explorer. Em seguida, analise a bandeja do sistema e certifique-se de que o programa que usou o drive (ou foi lançado a partir dele) ainda não está funcionando em segundo plano.
Se essas dicas não resolverem, verifique seus processos de execução: clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco na barra de tarefas, selecione Gerenciador de Tarefas e clique na guia Processos. Examine a lista de processos em execução. Se você encontrar um provável culpado, selecione e clique na opção Finalizar Processo, após isso, confirme a sua escolha.

Não funcionou, também? Tente remover novamente. Se você ainda não conseguir, abaixo você tem três opções:
A primeira é a escolha óbvia, desligue o Windows (não use a opção hibernar), remova o drive, em seguida, reinicie o sistema. Isto é completamente seguro, e ele irá rodar normalmente, apenas a reinicialização será mais demorada, porque que todos os seus programas e arquivos precisarão ser recarregados.
A segunda opção é um pouco imprudente: respire fundo, em seguida, remova a unidade. Apesar da advertência, eu confesso que fiz isso em várias ocasiões, e nunca aconteceu nenhum desastre. Mas ouvi dizer que pessoas usando um editor de texto não deveriam seguir o meu exemplo, pois podem ter surpresas ruins.
A terceira e melhor opção é usar um software que possa identificar e até mesmo interromper qualquer processo que ainda esteja utilizando algo desta unidade. Abaixo duas opções:
USB Safely Remove é o mais fácil desses dois programas. Quando você instalar, ele substitui o Windows Safely Remove com o próprio ícone. Clique nele e se ele não conseguir remover o dispositivo, ele irá mostrar uma caixa de diálogo, que lhe dá processos com problema. Um prático botão Stop Again permite que você repita a remoção. O programa USB Safely Remove é shareware, portando um software pago, sendo o uso gratuito por tempo determinado.
Unlocker, por outro lado, é totalmente gratuito. Assim como o anterior, ele também ajuda a apagar os arquivos do computador. Se o Windows disser que a unidade não pode ser removida com segurança, clique com o botão direito e selecione Unlocker para obter uma lista dos processos com problema.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quatro serviços da Microsoft que superam as expectativas

Conheça recursos online oferecidos pela fabricante de software que vão mudar sua maneira de pensar a web.
Sabe aquele cavalo azarão que, correndo por fora e para surpresa geral da nação, leva o páreo principal? Então. Essa seria uma boa maneira de descrever alguns aplicativos web da Microsoft. A gigante conhecida predominantemente por desenvolver sistemas operacionais e aplicativos para edição de texto e planilhas de cálculos detém alguns programas para a internet super interessantes. Entre estes podem ser citados aplicativos da suite Office Web, softwares para mapeamento geográfico e interfaces para compartilhar conteúdo de seu desktop com outros usuários na internet.
Lá vai. São quatro dicas de serviços da empresa de Bill Gates, que podem surpreender.

Office Web Apps
Já disponíveis no exterior e chegando em breve ao Brasil, junto com a versão 2010 do Microsoft Office, a suíte Office Web Apps é a versão gratuita dos populares MS Word, Excel, PowerPoint e OneNote – acessível pelo navegador. Para usar os programas tudo que o usuário precisa é uma conta no Windows Live (um email do Hotmail, por exemplo) e documentos no Windows Live SkyDrive. Mas, como? Basta acessar o endereço skydrive.live.com e selecionar a opção de adicionar arquivos ao seu disco virtual. Em seguida será exibido o conteúdo da pasta virtual. Para poder editar os documentos você deverá clicar em “Join our preview program to create, edit, view and share Office documents online!” (una-se ao nosso programa de preview para criar, editar, visualizar e compartilhar documentos do Office online! – em tradução livre).
Depois disso concorde com os termos de uso e pronto, você está apto a usar o Office Web Apps.
Para começar a usar os aplicativos, será necessário voltar para o SkyDrive, selecionar o arquivo que deseja editar e acionar a opção “Edit” no menu apresentado. Por enquanto apenas arquivos Excel e PowerPoint podem ser alterados online. A opção se estenderá para arquivos do Word e do OneNote apenas após o lançamento final do serviço.

O Bing Maps Streetside
A última versão do buscador da MS apresenta um recurso batizado de Streetside (que lembra o Google Maps Street View), e possibilita visualizar imagens das ruas em cidades norte-americanas. A Microsoft tem um longo caminho a frente se quiser se equiparar aos milhares de quilômetros de ruas já fotografados pelo serviço do Google, mas, pelo que demonstra, o serviço da MS será uma alternativa a considerar. Não há mapas do Brasil, mas você pode passear por várias cidades dos EUA.
Para usar o Bing Maps, o usuário deverá acessar o site bing.com/maps e clique no item Try it now! (experimente já – traduzido do inglês). O recurso precisa do Silverlight (alternativa da Microsoft ao Flash) para funcionar, e avisa: O seu navegador pode não oferecer suporte a esse recurso (estávamos usando o Chrome). Uma vez instalado e rodando, o Silverlight oferece uma bela visão ao internauta. Para controlar a navegação, o usuário aciona uma bússola no rodapé do mapa e arrasta o ícone do Streetside (a figura de um homenzinho azul) para dentro do mapa. Aumentar o zoom nesse caso é mais fácil que no Google Street View.
O Bing Maps salva o histórico de navegação em uma barra lateral e oferece a alternativa de navegar entre locais previamente visualizados.
O serviço oferece opção de integração com outros programas como o Foursquare, Twitter e com o site da National Geographic. No caso do Foursquare, o aplicativo exibe uma relação de pontos recentes por onde você passou e dicas sobre restaurantes e outros locais próximos aos que você visualiza no Streetside.

Integração do Hotmail com redes sociais
Por acaso você conhece alguém que usa o Hotmail, mas resiste a entrar para as redes sociais como o Facebook? Uma opção é importar suas atividades sociais para dentro do site do Windows Live. Isso inclui os posts no Facebook, Tweets e fotografias do Flickr. Ao atualizar qualquer um desses serviços, seus contatos do Hotmail poderão receber uma notificação dessas alterações.
Para configurar esse serviço, vá para a homepage do Windows Live e clique em “mais opções”. Um menu irá abrir, e você poderá selecionar a opção “adicionar atividades na web”. O internauta é conduzido até uma página em que pode selecionar os serviços com os quais quer integrar a conta do Windows Live; Facebook, Hulu, MySpace, Twitter e mais uma boa dezena de serviços estão disponíveis, incluindo blogs do Wordpress. Ao adicionar serviços, as atualizações nas redes sociais escolhidas anteriormente serão concentradas na página do seu perfil do Windows Live.
Assim que o novo Hotmail entrar no ar, você poderá ficar por dentro das atividades de seus amigos na web.

O SkyDrive e sua integração à área de trabalho do Windows7
Sem sombra de dúvida, uma das vantagens em usar o SkyDrive são os 25GB de espaço: seus problemas de espaço em disco literalmente “se acabaram-se”. O Google Docs limita o volume de arquivos a 1 GB. A estrutura de diretórios apresentada pelo SkyDrive lembra em muito a do Windows Explorer (o gerenciador de arquivos do Windows). A “mão na roda” fica evidente quando notamos a opção de integrar a pasta virtual à área de trabalho do Windows.
Há diversas maneiras de fazer isso. Para usuários do Windows 7, o mais fácil é instalar o SkyDrive Simple Viewer que, como a maioria dos aplicativos não corporativos para a web, é grátis. Antes de tentar arrastar sua pasta para o desktop, continue lendo esse artigo.
Você terá de relacionar sua Live ID à conta de usuário do Windows 7. Para tal vá até o painel de controle e ative a opção de Contas de Usuários (altere a visualização dos ícones para o tamanho grande).
Selecione a conta local que deseja vincular a um Live ID e clique no link “Vincular Identificações Online” na lista à esquerda da janela. Clique em “Adicionar um provedor de ID online”. Daí em diante basta informar os dados de sua conta no Live e seguir as instruções. Ao final desse processo você poderá baixar o aplicativo, descompactá-lo e começar a usar a pasta virtual como se ela fosse um item dentro de seu disco rígido.
Quem ainda estiver rodando a versão XP do sistema da Microsoft pode instalar o SDExplorer Utility para acessar o conteúdo do Windows Live SkyDrive.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Processadores Core i3 mais rápidos chegam ao mercado

A Intel iniciou as entregas de seu processador dual-core Intel Core i3 370m aos fabricantes de PCs, incluindo empresas como a Dell e HP, que já estão oferecendo notebooks baseados no novo chip.
O Core i3 370m roda a 2.4 GHz e tem 3 MB de cache. O HP Pavilion dv6t, já disponível nos EUA, já vem equipado como novo chip, bem como versões no notebook Studio 15, da Dell, disponíveis no México. Ainda não há máquinas com este chip à venda no Brasil.
O novo processador é o mais rápido entre os modelos da família Core i3 disponíveis no mercado, voltados a máquinas “de entrada”. A Intel também comercializa o Core i3 330m, de 2.13 GHz, e o Core i3 350m, de 2.26 GHz, bem como processadores mais rápidos das famílias Core i5 e Core i7.
Os chips tem melhor desempenho na execução de aplicativos e gráficos quando comparados à família Core 2 anterior graças a melhorias técnicas. Os chips integram o processador e chip de vídeo em um único componente, o que ajuda a melhorar o desempenho gráfico e reduzir o consumo de energia. Os processadores também são capazes de executar duas tarefas (threads) simultâneamente por núcleo, o que ajuda a melhorar o desempenho dos aplicativos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Versão brasileira do Google já permite inserção de imagens de fundo

Anunciada na semana passada, a funcionalidade que permite ao usuário utilizar uma imagem como plano de fundo no Google já está disponível na versão brasileira do buscador. É possível escolher imagens de uma galeria pública, de um álbum do Picasa (para quem tiver) ou do próprio computador do usuário.
Para ativar o recurso, o usuário necessita estar logado em sua conta no Google (isso ocorre automaticamente se o usuário estiver com uma janela aberta do Gmail, do orkut ou de outros serviços da empresa) e clicar no link Alterar o plano de fundo, no canto esquerdo inferior da página principal do serviço. Depois disso, o usuário poderá inserir a imagem que preferir, devendo voltar ao mesmo link para alterá-la.
Para remover a imagem e retornar ao fundo padrão da página do Google, o usuário deve clicar no link Remover imagem de plano de fundo, também no canto esquerdo inferior. Mais informações nesta página de ajuda.
Update: instantes depois da elaboração desta nota, o Google começou a exibir imagens de fundo automaticamente. É possível que o serviço permaneça assim durante o dia de hoje, no entanto, no Twitter foi possível perceber que muita

terça-feira, 8 de junho de 2010

iPhone 4: Ainda quentinho para vocês

A empresa de Steve Jobs não para de inovar. O tão esperado iPhone 4 foi anunciado durante a WWDC 2010. Curioso para saber como é a nova versão deste poderoso smartphone?
A Apple, sem dúvida, tem tomado conta do mercado da alta tecnologia. Seus produtos, como o iPod, iPhone, iPad e o Mac OS, têm adquirido a cada dia novos seguidores. Seja pela qualidade ou efeitos visuais, o fato é que a Microsoft, Sony, Samsung e outras empresas de tecnologia têm enfrentado dificuldade em combater a marca da maçã.

Como Steve Jobs não abre mão de manter sua empresa como um símbolo de inovação e crescimento, mais novidades surgiram na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2010 - evento focado em desenvolvedores da plataforma Apple.

O Portal Baixaki não podia ficar fora dessa e acompanhou tudo que rolou na conferência que contou com mais de 5200 participantes de 57 países e aconteceu neste dia 7 de junho. Confira as informações e novidades que acabaram de sair do forno!


As vendas do iPad
Para os céticos que tinham o iPad como um aparelho fadado a decadência e que não passaria de um iPhone grande, Jobs começou sua apresentação passando alguns dados interessantes. O mais significativo é que a cada 3 segundos um iPad é vendido.

Aparentemente, as funcionalidades e novidades do aparelho tiveram uma ótima aceitação do mercado. Ou será que a Apple é apenas uma empresa perita em marketing de venda? Fato é que o CEO da organização está satisfeito e contente com o resultado do iPad. Segundo ele, os conceitos e visões gerais da empresa mudaram com o desenvolvimento desta tecnologia.


Aplicativos para tudo que é lado
Uma das grandes reclamações no lançamento do iPad foi a quantidade de aplicativos disponíveis na loja virtual da empresa. A difusão do aparelho aumentou a preocupação da Apple com esse contexto, e a empresa buscou aprimorar sua App Store.
Hoje, ela conta com 8500 aplicativos para o modelo, os quais registraram cerca de 35 milhões de aquisições (aproximadamente 17 aplicativos por iPad). Essa foi mais uma ação para aproximar a marca de seus clientes.
iPhone 4
Eis que um dos lançamentos mais esperados pelos aficionados em tecnologia, finalmente, aconteceu: o iPhone 4 foi anunciado. O aparelho sofreu, de acordo com Steve Jobs, 100 reformulações, as quais devem agradar aqueles que priorizam qualidade de captação e reprodução de imagens, vida útil da bateria e dimensionamento reduzido.


Design renovado
O tamanho do iPhone já foi criticado por muita gente: alguns acham incômodo segurá-lo. Se essa era um motivo para não comprá-lo, pode esquecer. A nova versão do aparelho tem 9,3 milímetros de espessura (24% mais fino que o 3GS) e entra na briga entre os smartphones mais finos do mundo.
O design do iPhone também foi renovado. Além da redução de espessura, foram implementados vidros de alta resistência, tanto na frente como atrás do aparelho; aço inoxidável recobrindo os detalhes laterais; controles de volume; saída para fones; e entrada para cartões SIM.


A engenharia aplicada na estruturação do eletrônico foi enfatizada por Jobs. Duas linhas, uma na lateral e outra na parte superior do aparelho, garantem uma melhor conectividade do iPhone com as tecnologias Wi-Fi, Bluetooth, GSM, UMTS e GPS.


Capacidade visual
A qualidade na exibição de imagens foi outro ponto que sofreu melhorias. Segundo o que foi apresentado na WWDC 2010, o iPhone 4 conta com uma nova tecnologia, chamada de Retina Display (em uma tradução livre, "Exibição de Retina"). Com essa novidade, o aparelho deve apresentar 326 pixels por polegada - 26 a mais do que a retina humana suporta -, o que proporciona maior nitidez das imagens e facilita a leitura de textos.

Além disso, a nova versão apresenta tela de OLED com 3,5 polegadas, resolução de 960 por 640 pixels e contraste de 800:1 - estas duas últimas configurações são quatro vezes maiores que as encontradas no iPhone 3GS.
Câmeras

A capacidade de capturar imagens e vídeos do iPhone sempre foi um motivo de descrença na potencialidade do aparelho. Mais uma vez, a Apple buscou eliminar qualquer característica que tenha sofrido críticas. Nesta versão foi acrescentada uma câmera na parte frontal do smartphone, possibilitando a comunicação através de videoconferências.
Por sua vez, a câmera na parte traseira ganhou potência. Agora ela possui 5 mega pixels, zoom digital de 5 vezes e flash em LED. Dessa forma o iPhone suporta, também, gravar vídeos em alta definição (aqueles com 720p). Aliada à Retina Display, esta câmera deve surpreender na qualidade de fotos e filmagens.

Bateria prolongada
O processamento de dados do iPhone 4 utiliza mais uma inovação da Apple: o chip A4. Pôde-se perceber, durante a apresentação na conferência, que a maior vantagem desta tecnologia é o tempo de vida útil da bateria.
Segundo os dados exibidos, o smartphone chega a operar em standby por 300 horas e em conversação por sete. Para aqueles que gostam de escutar suas bandas e cantores prediletos, uma informação animadora: são 40 horas de música sem parar!
Mais realidade aos jogos
Os gamers mais exigentes devem curtir a união entre as tecnologias no iPhone 4. O giroscópio conta com três eixos de movimentos na representação dos jogos. Entretanto, ao ser combinado com o potente acelerômetro do aparelho, o número de eixos passa para seis.

Isso significa maior realidade de movimentos nos jogos. Alguns API’s (interface de programação para aplicativos) para desenvolvedores já estão disponíveis, o que cria a expectativa de que em breve sejam lançados games adaptados a esta tecnologia.


Enfim, multitarefas
O iPhone 4 tem todas as suas funcionalidades gerenciadas pelo sistema operacional IOS 4. Este lançamento da Apple proporciona que o usuário utilize vários aplicativos ao mesmo tempo, as denominadas multitarefas - característica amplamente criticada e que fez falta nos modelos anteriores.
A personalização do SO ficou mais flexível, possibilitando a alteração do plano de fundo em telas de bloqueio, por exemplo. A mobilidade e a renomeação de arquivos devem ser outros fatores muito práticos no IOS 4. Com ele, alterar o nome de uma pasta ou mover um documento para outro local é descomplicado e intuitivo

Outra novidade desta versão do sistema operacional é o iBooks. Este aplicativo deve ser disponibilizado gratuitamente na loja virtual da Apple e vai mexer com o mercado de e-books. Segundo a desenvolvedora, o iBooks consegue sincronizar livros digitais de outros aparelhos da marca, como iPad e iPod, inclusive com anotações ou destaques criadas pelo usuários. Parece que Jobs preocupa-se em integrar seus produtos.


Quanto custa?
Não está aguentando de curiosidade para saber o preço dessa novidade, não é mesmo? Então vamos ao que interessa. O iPhone 4 deve ser comercializado nas cores branca ou preta por US$ 199 para o modelo com 16 GB e US$ 299 com 32 GB. Ele estará à venda, a partir do dia 24 de junho, nos EUA, Alemanha, Japão e Reino Unido.
Quer encomendar o seu? Então fique ligado, pois dia 15 de junho é a data em que a Apple Store começará a reservar os aparelhos. Com isso, as versões anteriores devem sofrer reduções de preço: o iPhone 3GS com 8 GB deve ser vendido por US$ 99, por exemplo.