sábado, 27 de fevereiro de 2010

TECNOLOGIA SATA

[Novidade] SATA v3.0 (6Gb/s)
O SATA-IO (Serial ATA International Organization) finalizou e já publicou a terceira geração da interface SATA, conhecida agora oficialmente por SATA 6Gb/s (ou SATA 3.0).

Enquanto a primeira geração (1,5Gb/s) oferece uma banda de 150MB/s e a segunda geração (3Gb/s) oferece 300MB/s, a terceira (6Gb/s) oferece até 600MB/s para os drives.
Alguns usuários irão pensar que é um absurdo, visto que até os mais poderosos drives SSD ainda estão satisfeitos com o padrão SATA 3Gb/s, mas é bom lembrar que a tendência é os drives SSD terem melhoras significativas no desempenho nos próximos anos, além de possibilitar um melhor aproveitamento de gavetas externas com conexão e-SATA e Multiplicador de Porta para vários discos rígidos. Para isso é necessário já começar a implementar o padrão SATA 6Gb/s e criar uma numerosa base.

Além de ser compatível com as duas primeiras gerações, a SATA 3.0 traz algumas outras novidades, dentre algumas como:

- um conector para drives ópticos com 7mm;
- de acordo com o padrão INCITS ATA8-AC;
- um novo sistema de gerenciamento do NCQ;
- melhorias nas capacidades de gerenciamento de energia;
- um novo conector LIF (Low Insertion Force) para drives compactos (1,8″);
- um novo NCQ para habilitar transferência de dados para aplicações de áudio e vídeo que precisam de elevada banda.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CONHEÇA AS SIGLAS E O QUE SIGNIFICA CADA UMA DELAS

Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém.

Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador.


Backbone - Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.

Banco de Dados - Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

Banner - É um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Bit - A menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um), ligado/desligado, presença/ausência, etc.

Bookmark - Tipo de agenda onde você guarda os endereços visitados na Internet, tornando fácil visitá-los novamente. São chamados de bookmarks/marcadores no Netscape e Favoritos no Internet Explorer.

Bps - Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.

Browser - Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape Navigator.

Byte - É um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho na tela.
Cache - Quando navegamos na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado.
Cookie - São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante.

DNS (Domain Name System) - É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.
Domínio - Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.
Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.
Dial-Up - Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
DVD - O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.

E-comerce (comércio eletrônico) - É a venda de produtos e serviços através da Internet.
E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.

Emoticons - Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando), :-) (alegre).

FAQ - Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto.

Freeware - São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.

FTP (File Transfer Protocol) - Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

Gateway - Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.

GIF (Graphics Interchange Formal) - É um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.


Home Page - É a página principal de um Web site. Normalmente a página serve como um índice para o conteúdo restante do site.

HTML - Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Linguagem de formatação de textos e imagens, utilizada para apresentar os documentos publicados na WWW (World Wide Web).

HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente.
Internet - Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.

Internet - Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.

IP ( Internet Protocol) - É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COMO EVITAR FRAUDES BANCÁRIAS NA INTERNET

1 – Minimize a página.
Se o teclado virtual for minimizado também, o site é verdadeiro - está correto.
Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 – Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.
Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação. O objetivo é apenas capturar a senha.

3 – Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado, além disso clique duas vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que vocês jamais seja vítima de fraude.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SAIBA O QUE SIGNIFICA: MP3, MP4, MP5, MP6, MP7, MP8...

Em 1979, quando a Sony lançou o primeiro Walkman, o mundo inteiro aderiu à moda. Depois vieram os discmans e, apesar da tecnologia já avançada desses novos aparelhos, a ideia de transportar áudio para todo e qualquer lugar só foi digitalmente aperfeiçoada com o lançamento dos primeiros tocadores de música no formato MP3, em 1998.
E você já deve ter ouvido falar também nos MP4, não? Mas o que seria MP5, MP6, MP7 e tantos outros MP´s que existem no mercado?

MP3: MP3 é o formato de compressão de áudio que causou uma verdadeira revolução. Arquivos de áudio podem ser convertidos em MP3, com poucas perdas de qualidade (as pessoas “comuns” como eu não conseguem perceber a diferença), ocupando apenas cerca de 10% do espaço de armazenamento necessário para o formato digital do CD de áudio.
O que comumente se chama de “MP3″, ou “tocador de MP3″ são aqueles pen-drives que tocam música e sintonizam rádio FM.
MP4:
o MPEG4 é um padrão de compressão de vídeo, que causou na indústria a mesma revolução que o MP3. Graças ao MPEG4 um filme de uma hora e meia de duração, que no formato de DVD ocuparia quase 5GB de espaço, pode ser colocado em um mero CD de 700MB, com pouca perda de qualidade de imagem. A trilha sonora, em MP3, nem chega a ser relevante em termos de tamanho de arquivo, neste caso.
O “MP4:″
da indústria é a versão do “MP3″ acima com uma telinha de LCD, capaz de reproduzir vídeos.
MP5: agora começamos a entrar na área do que considero o absurdo da indústria de cacarecos. Considerando que MP é a abreviatura de MPEG, Moving Picture Expert Group, não caberia ninguém exceto o próprio MPEG criar novos padrões e nomenclaturas. Contudo, já criaram por aí o “MP5″, que nada mais é do que o mesmo MP4 acima descrito, mas com câmera digital integrada, capaz de tirar fotos e em alguns casos também filmar.
MP6: se falar em MP5 para referir-se a um tocador de vídeos MPEG4 com câmera digital e rádio FM já me parece absurdo, falar em MP6 então é o cúmulo. Tem agendas de telefones e de compromissos, acessa Internet, roda programas e jogos em Java, envia e recebe e-mails.
Não se preocupe. Se não sabe a diferença entre esse monte de MPs que estão sendo vendidos em camelôs e lojas Xing Lings, você é normal. Essa classificação começou a ser utilizada de maneira indiscriminada e não tem mais muita ligação com a sua verdadeira origem.
RESUMO:
Tudo começou com o formato de música MPEG-1 Audio Layer 3, mais conhecido como MP3. Com eles, surgiram aparelhos para executar arquivos desse formato, os MP3 Players. O problema é que os tocadores também começaram a ser chamados carinhosamente de MP3. Aqui, já começou a junção do nome do formato com o do aparelho e também a confusão na cabeça do povo.

Depois, vieram os vídeos com a extensão mp4. Como passaram a ser chamados os aparelhos que executavam esses arquivos? MP4 também. O pior é que quase nenhum desses ditos “tocadores de MP4” suporta executar vídeos .mp4. Mas as pessoas passaram a achar que os aparelhos com uma função a mais tinham um MP maior. Acharam tanto que a coisa acabou virando verdade.

O pior é que por mais que você tente falar para alguém que esse lance de MP é invenção, ninguém acredita. Então, se não pode vencê-los, junte-se a eles. Abaixo está a lista com o que faz cada MP acrescenta ao aparelho.

MP3 – Música
•MP4 – Vídeo
•MP5 – Câmera
•MP6 – Celular
•MP7 – Rádio
•MP8 – Jogos
•MP9 – TV
•MP10 – Dual-SIM
•MP11 – Tela de Toque
•MP12 – Bluetooth
•MP13 – Wi-Fi
MP14 – GPS
Mas, hoje em dia, essa ordem nem sempre é seguida ao pé da letra. Após o MP10, tudo virou o samba do chinês louco e ninguém é de ninguém

Então tenha cuidado para não comprar gato por lebre muita atenção na escolha de seu MP.....

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Novos eletrônicos: Olympus SP-800UZ

Olympus anuncia uma supercâmera com capacidade para gravação de vídeos em alta definição e zoom ótico de 30x, o maior do mercado de câmeras digitais sem lentes substituíveis.
O mercado de câmeras digitais não profissionais está cada vez mais profissional. Prova disso é a SP-800UZ da fabricante japonesa Olympus, dona de excelentes recursos e com o maior zoom ótico dentre as câmeras digitais com lentes não substituíveis.
Com zoom ótico de 30x (o que equivale a uma lente de 28-840mm), 14,7 megapixels de resolução e capacidade de gravar vídeos em alta definição, a câmera custa US$ 350 nos Estados Unidos e ainda não chegou ao Brasil.
“O maior zoom do mundo”

Essa frase é a grande chamada da Olympus SP-800UZ na página da câmera no site oficial da Olympus. É realmente impressionante a capacidade de aproximação do equipamento, ideal para quem não quer gastar muito e ter uma câmera de alto nível para registrar momentos que merecem ser lembrados para sempre.
Tela e resolução

O tamanho da tela da Olympus SP-800UZ também merece respeito: são 3’’ em cristal líquido (LCD) que garantem a você um ótimo panorama sobre a imagem fotografada. Além dos 14 megapixels, a câmera conta ainda com resolução máxima de 720p, ou seja, é possível gravar vídeos em alta definição.
Estabilização de imagem

Se você já usou uma câmera qualquer, deve ter percebido que o zoom aumenta a “sensibilidade” do foco, aumentando também as chances de a imagem sair tremida. Pois para isso a Olympus SP-800UZ conta com um sistema duplo de estabilização de imagem (digital e mecânico) que previne imagens tremidas devido a um alto nível de aproximação.
Imagens panorâmicas

Outro recurso interessantíssimo da Olympus SP-800UZ é a captura de imagens panorâmicas. Selecionando essa opção na câmera, basta pressionar o obturador e movimentá-la lentamente para o lado e ela tira várias fotografias automaticamente até formar 220° de captação.
Armazenamento e formato

Originalmente a câmera Olympus SP-800UZ possui 2 GB de espaço interno para armazenamento de fotos e vídeos. A memória do equipamento pode ser expandida com cartões de memória modelo SD ou SDHC.
Conexão
Outro ponto interessante da câmera é sua diversidade de conexões. Ela possui uma saída HDMI para ser conectada diretamente a televisores com recurso de HDTV. Além disso, o tradicional conector para cabo de áudio e vídeo, bem como a saída USB para transferência dos arquivos para o PC.
Outros recursos
A Olympus SP-800UZ conta ainda com 27 modos de fotografia, quatro filtros, funções para gravação de voz, assistente de quadros, dez efeitos de edição, flash embutido, recurso para redução de olho vermelho e processamento de imagem TruePic™ III.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Antivírus gratuitos X Antivírus pagos

Quando vale a pena gastar dinheiro com as vacinas?
Antivírus já se tornou um artigo básico no computador de qualquer um. São tantas ameaças circulando na rede diariamente que deixar o PC desprotegido é arriscar o equipamento. Mas as opções de programas para proteger contra ameaças também é bastante grande.
Uma das dúvidas mais recorrentes é em relação aos antivírus pagos e gratuitos. Se existem tantos softwares disponíveis sem custo algum, por que pagar pelo serviço?
A Ewertek Informática tira suas dúvidas sobre qual antivírus é o mais adequado para você.
Depende muito de que tipo de arquivos e documentos utiliza em seu computador, o Antivirus gratuito vamos comparar como com um carro ´por exemplo vc tem um fiat ono então sua dependência é minima e as peças são bém mais baratas certo, mais se vc tem uma BMW ou uma FERRARI seu cuidado deve ser em dobro então o melhor é fazer o seguro de seu carro. da mesma forma é o antivirus se você tiver lidando com arquivos ou banco de dados não tão importante tem vários antivirus gratuitos que resolvem o problema. se você usa qrquivos de grandes empresas e com muitos banco de dados o melhor é o pago.
Mas se você é um usuário normal que não tem tantos arquivos importantes não se preoculpe tem vários antivirus gratuito que são ótimos e resolvem seu problema.
importante você manter seu antivirus atualizado, e sempre fazer uma varredura nos discos locais.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quais os efeitos que a alta temperatura causa no processador?

Assim como todas as demais partes do seu computador, o processador esquenta durante o uso. Se este calor for excessivo, poderão ocorrer diversas manifestações de instabilidade no sistema, variando desde travamentos ocasionais em dias calorosos a casos mais graves, como a queima do componente.

O processador, por estar em uso contínuo, deve ser constantemente refrigerado, caso contrário atingirá temperaturas elevadas, podendo chegar facilmente a 100ºC. Existem vários fatores que fazem com que o processador trabalhe em temperaturas acima do normal. Veremos agora quais são eles.
Problemas e Prevenções

Cooler
O principal componente na refrigeração do processador é o cooler. Ele é o conjunto de um dissipador de calor acoplado de uma ventoinha (também chamada de fan). Você deve tomar cuidado se ele estiver apresentando ruídos excessivos, pois isso indica que ele não está trabalhando normalmente, e que está fazendo muito esforço.
Você deve ficar atento também se for trocar o processador. Se não vir nenhum cooler junto do novo processador (o que não aconteceem modelos Box), você deve ter certeza de que o atual da sua máquina suporta o processador novo. Caso contrário, você terá sérios problemas com o funcionamento


Pasta Térmica
Outro item importante é a pasta térmica. É ela que transmite diretamente o calor gerado pelo processador para o dissipador de calor, que então é resfriado pela ventoinha do cooler. Geralmente os computadores já vêm com o tipo e quantidade de pasta térmica necessária para o devido resfriamento, mas existem algumas marcas e modelos que são melhores e podem ajudar a melhorar a temperatura do processador.

Se algum dia você resolver tirar o cooler e sem querer retirar a pasta térmica do dissipador de calor, EVITE ligar o computador sem a pasta térmica. Ela é essencial para o resfriamento do processador.
Os resultados da alta temperatura do processador podem ser os mais diversos. O mais comum é ocorrer o travamento (freeze) do sistema operacional ou o reset (reinicialização) da máquina. Isso também faz com que diminua da vida útil do processador.

Se o seu computador não possuir algum dispositivo de segurança contra superaquecimentos – o que hoje é comum em praticamente todas as máquinas disponíveis no mercado – seu processador poderá até mesmo queimar!

Muitas vezes, o descuido com a temperatura do processador pode fazer com que o PC fique inutilizável. Felizmente, existem algumas soluções caso você venha a ter problemas de aquecimento excessivo, como, por exemplo, melhorar a temperatura interna do gabinete, o que consequentemente facilitará a refrigeração do processador.

É isso ai muita atenção na hora da instalação de seu pc procure um lugar bastante arejado e com muito espaço na parte trazeira da CPU, e faça a manutenção regulamente de seu pc.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tecla Windows: veja do que ela é capaz

Pouco utilizada pela maioria, tecla Windows pode facilitar a sua navegação

Tecla Windows. Ela nunca foi tão útil quanto nessa nova versão do sistema operacional. Nas versões anteriores, algumas combinações já eram possíveis, mas agora, ela ganhou outras funções que facilitam o manuseio e fazem com que o usuário ganhe tempo. Quer ver?

Experimente a combinação Windows + seta para a direita. A janela que estava em primeiro plano vai, automaticamente, para a metade direita da tela. Selecione outra janela e, dessa vez, aperte Windows + seta para a esquerda. Veja só. A tela ficou dividida ao meio, com cada janela para um lado. Isso é ideal para quem gosta de utilizar duas aplicações ao mesmo tempo. A combinação Windows + seta pra cima maximiza a janela, e Windows + seta pra baixo minimiza o que estava em primeiro plano.

Se o botão Windows for apertado junto com a tecla de espaço, todas as janelas somem da tela e a área de trabalho é mostrada. Isso é muito útil caso você queira ver algo que esteja no desktop, sem precisar minimizar uma por uma. O mesmo efeito pode ser conseguido ao repousar o mouse aqui, no cantinho direito. Agora, experimente clicar em alguma janela e chacoalhar o mouse. Olha só. Tudo é minimizado, menos o programa selecionado. Legal, né? Isso também pode ser feito via teclado, apertando simultaneamente os botões Windows e Home.

Agora, com o Windows 7, cada item na barra de tarefas é associado a um número. O mais perto do botão iniciar é o 1. O item logo em seguida é o 2, e assim sucessivamente. Se você apertar a tecla Windows + algum número, aquele programa vai para o primeiro plano. Já a combinação Windows + Shift + algum número vai executar uma nova janela daquela aplicação. Windows + T e você percorre pelos itens da barra de tarefas. E se você tem problemas com letras pequenininhas, experimente Windows e a tecla +. O zoom digital aproxima a região onde o mouse estiver repousado. Para voltar ao zoom original, é só apertar Windows e a tecla .

Veja logo abaixo uma lista com outras dicas de como utilizar a tecla Windows:
Win+Home: Deixa aberta apenas a janela ativa
Win+Space: Todas as janelas ficam transparentes, e o usuário consegue enxergar o desktop
Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual
Shift+Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual na posição vertical
Win+Seta para baixo: Minimiza a janela / volta ao tamanho original se maximizada
Win+seta esquerda / direita: leva a janela para cada metade da tela
Shift+Win+seta direita / esquerda: Leva a janela para o monitor da direita ou da esquerda (em caso de monitor duplo)
Arrastar a janela para o topo:
maximiza
Arrastar a janela para a esquerda ou direita: faz com que ela ocupe metade direita / esquerda da tela
Chacoalhar a janela com o mouse:
minimiza tudo, menos a janela selecionada
No Windows 7, se você usar a tecla Windows com algum número, é possível interagir com as aplicações da taskbar. Por ex: Win + 4 vai abrir o 4. programa, contado da esquerda para a direita. Windows + Alt + 4 mostra o jumplist do mesmo aplicativo.
Shift+Win+número (1-9):
Abre uma nova janela daquele aplicativo
Ctrl+Win+número (1-9): Alterna entre as janelas já abertas daquele aplicativo
Alt+Win+número (1-9): Abre a jumplist daquele aplicativo
Win+T: Passeia pelos ítens da taskbar
Win+B: mostra os aplicativos da direita da taskbar
Ctrl+Shift+N: Cria uma nova pasta no Windows Explorer
Alt+Up: Sobe um nível de pastas no Windows Explorer
Win+(+/-): Zoom in/out
Win+G: Alterna entre os gadgets da sua tela