sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 DICAS PARA MANTER SEUS DADOS PESSOAIS LONGE DE CRIMINOSOS DA INTERNET

1) Instale um filtro anti-spam – Eles não resolvem tudo, mas reduzem sensivelmente a quantidade de lixo e de mensagens de criminosos que chegam à sua caixa de entrada
2) Desconfie sempre – Prêmios, vídeos de gente famosa flagrada com o novo namorado, fotos inéditas da última tragédia... Não acredite em nada desse tipo. Temas como esses são as iscas prediletas utilizadas por criminosos para que você baixe arquivos que roubam dados do PC, que são enviados pela internet. Recebeu algo assim? Apague.
3) Não clique em links de e-mails – Mesmo que uma mensagem pareça legítima (traz como remetente o seu banco e pede para você clicar em uma promoção, por exemplo), resista. Links são facilmente camuflados (você vê www.banco.com.br, mas é redirecionado para www.qualquercoisa.com.br). Se você quer mesmo saber se o seu banco tem alguma nova promoção, digite o endereço da instituição diretamente no navegador.
4) Cuidado ao fazer downloads – Procure baixar programas de fontes confiáveis, que verificam os arquivos que disponibilizam. Se puder, evite os serviços de compartilhamento. Eles são uma das principais fontes de disseminação de programas nocivos.
5) Fique esperto com o Messenger – Recebeu um link pelo MSN Messenger ou qualquer outra ferramenta de comunicação? Novos vírus disparam essas mensagens automaticamente. Cheque com o remetente se foi ele mesmo e do que se trata.
6) Seja discreto no Orkut – Páginas de comunidades são muito legais, mas também são uma fonte preciosa de dados para criminosos. Lá eles encontram e-mails e outras informações que podem ser utilizados para golpes. Por isso, seja discreto em seu perfil e restrinja o acesso aos seus dados
7) Instale um bom antivírus – Já foi o tempo em que ele era suficiente para proteger os computadores. Mas é um componente importante no pacote de proteção. Para conferir nosso comparativo de pacotes de proteção, que trazem vários tipos de ferramentas, clique aqui.
8) Adote um anti-spyware – Com a proliferação de programas espiões, o anti-spyware passou a ser item obrigatório no pacote de proteção.
9) Tenha um firewall – As últimas versões do Windows incluem esse tipo de ferramenta, mas é recomendável adotar uma solução de terceiros, que ofereça um maior nível de proteção.
10) Atualize sempre – É chato, mas é preciso ter seus softwares sempre em dia, principalmente o sistema operacional e as ferramentas de segurança (antivírus sem atualização não resolve quase nada). De preferência, configure seus programas para realizar atualizações automáticas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nova tecnologia Wi-Fi vai conectar aparelhos diretamente entre si


A Wi-Fi Alliance anunciou nesta quarta que está trabalhando em um novo tipo de tecnologia Wi-Fi que permitirá aos dispositivos com a placa ignorar os hotspots e se conectar diretamente entre si. A novidade, que será compatível com o hardware já existente, estará disponível no meio de 2010.O nome da tecnologia é Wi-Fi Direct.Pela descrição, será muito similar ao que o Bluetooth faz atualmente, conectando dois celulares com a tecnologia, por exemplo, porém com alcance e volume de dados menor que o Wi-Fi.Segundo o site Information Week, aparelhos como câmeras, TVs, celulares, impressoras, computadores e notebooks poderão se conectar uns aos outros diretamente, sem que estejam primeiro ligados a um roteador.Outros aparelhos, já “conectados” sem fio via Bluetooth, também entram na lista, como teclados e fones de ouvido.Enquanto a tecnologia parece promissora para os usuários, que terão a vida facilitada na hora de criar uma rede doméstica sem cabos, para certos setores da indústria, o reflexo deve ser outro.No site da BusinessWeek, a aposta é que roteadores e similares terão queda nos preços, já que serão relativamente dispensáveis e a atualização se

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conheça as muitas funções da tecla Windows


Esse botão Windows tem algumas funções legais e que ajudam no uso, e esta caindo em concursos públicos, portanto é bom dar um olhada ok.

Atalho - Função

Win+E - Abrir o Windows Explorer

Win+D - Minimizar todas as janelas e levar à Área de Trabalho. Caso todas já estejam minimizadas, o atalho abre todas as janelas novamente.

Win+F - Abrir a ferramente de pesquisa do Windows

Win+L - Trava o computador

Win+M - Minimizar todas as janelas

Win+Shift+M - Maximizar janelas que foram minimizadas com o Win+M

Win+R - Abrir a ferremanta Executar

Win+F1 - Abrir Ajuda do Windows

Win+Pause/Break - Abrir Propriedades do Sistema

Win+Tab - Navega entre as janelas abertas (somente Windows Vista com o Aero ativado)

Win+B - Deixar ativo o primeiro aplicativo da barra de sistema

Win+U - Abrir Central de Facilidade de Acesso


sábado, 24 de outubro de 2009

20 Mitos e verdades sobre Computadores

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU?
Falso.
Nenhum problema com a CPU, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, pois desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois as cores podem resultar distorcidas.

2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento?
Falso.
Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento?
Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele?
Falso.
Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância.É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar?
Falso.
Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso?
Falso.
Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto?
Falso.
Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar?
Verdadeiro.
É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?
Falso.
A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso.Mas é lógico que você não vai sair por aí dando porrada no equipamento, né?

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso?
Verdadeiro.
Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada?
Verdadeiro.
Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico?
Verdadeiro.
Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada?
Falso.
Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor?
Falso.
Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU?
Falso.
Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

16. O computador nunca pode ficar ao sol?
Verdadeiro.
Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta?
Verdadeiro.
Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina?
Verdadeiro.
Deve ser selecionada a opção 'Retirar hardware com segurança' antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento?
Verdadeiro.
Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada , e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD?
Verdadeiro.
O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SETE PERGUNTAS SOBRE O WINDOWS 7

O que é o Windows 7?
É um sistema operacional, ou seja, o programa, ou conjunto de programas, que servem de interface entre o computador e o usuário. Ele não é o editor de textos, o jogo ou o navegador, mas é ele quem gerencia os recursos da máquina para que estes programas funcionem. Como já ouvi por aí, “o sistema operacional ideal é aquele que não aparece”.
Eu devo mudar para o Windows 7?
Só depende de você, óbvio. Mas antes de decidir, é importante levar em consideração o custo que você teria e a necessidade. Muitos programas tendem a ser compatíveis, ainda por algum tempo, com versões anteriores do Windows, especialmente os utilizados para tarefas simples no computador.
Tem que ter um computador novo para migrar para o Windows 7?
Depende do hardware que você já tem. Muitos computadores que já rodavam o Windows Vista são compatíveis com o novo sistema operacional. Já com o Windows XP, pode ser necessário um upgrade, dependendo do ano da máquina. Considere quanto você estaria disposto a gastar se precisasse de um computador mais potente.
Quais as vantagens de se usar o Windows 7?
Você vai utilizar um sistema operacional com um visual muito interessante, que traz para os usuários de Windows recursos anteriormente presentes em outros softwares. Isso sem gerar problemas para a máquina, já que ele exige menos do hardware. Além disso, outras tarefas como criar redes domésticas, são mais fáceis.
Existem desvantagens em trocar de sistema?
Toda a troca de sistema operacional vai exigir alguns procedimentos relativamente trabalhosos. É preciso fazer cópias dos arquivos, dos instaladores de programas já em uso, encontrar os CDs de softwares já instalados, e depois vai se gastar algum tempo para deixar o computador com a sua cara. Os custos também devem ser levados em consideração.
Ouvi falar em múltiplas versões. Quantas existem?
No Brasil estarão disponíveis quatro versões do Windows 7 nas lojas, cada uma elas com recursos e custos diferentes.
Já tem computadores novos com o Windows 7 instalado?
Sim. Marcas de destaque do mundo a informática já oferecem o sistema em seus computadores. Além disso, vale a pena verificar se o seu computador, mesmo com o Vista, comprado recentemente, não se candidata à atualização gratuita.Vale ficar atento às lojas em que o sistema é vendido. Tem até teste drive para os usuários. Além disso, a FNAC vai ter palestras e promotores da Microsoft apresentando o produto nesta quinta.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

WIN 7, O MELHOR DE TODOS OS WINDOWS


Na última quarta-feira, 7, a Microsoft anunciou durante a abertura da CES - Consumer Electronics Show, o lançamento da versão de testes do sistema operacional Windows 7, substituto do atual Vista.
Anunciado como “o melhor de todos os Windows” pelo CEO da MS, Steve Ballmer, o Windows 7 aposta na conectividade com dispositivos como a televisão, o telefone e o computador através da internet. O sistema ainda permitirá uma movimentação ágil entre as diferentes telas, além de trazer uma configuração mais simples para estabelecer redes de trabalho. Testei e o resultado foi excelente.

Configurações mínimas para que o sistema funcione corretamente:
Processador 1 GHz 32-bit ou 64-bit1 GB de memória16 GB de disco disponívelDirectX 9 com 128 MB de memória (para visualizar o Aero theme)DVD-R/W Drive

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

REMOVER O PEN DRIVE SEM SEGURANÇA ESTRAGA O DISPOSITIVO?

É fato, a maioria dos usuários remove seus pen drives (ou dispositivos USB de forma geral) sem usar a opção “Remover hardware com segurança” e isso, como veremos adiante, pode vir a causar grandes prejuízos.

Prejuízos?

Sim, prejuízos. Isso porque seu pen drive por vir a queimar caso removido abruptamente. Tal evento se deve ao fato de que dispositivos USB utilizam-se de energia elétrica para que possam ser lidos pelo computador. Ou seja, quando você remove-o sem fazê-lo parar de funcionar antes (via “Remover hardware com segurança”), pode ser que uma corrente elétrica esteja passando nesse exato momento, fazendo com que seu pen drive - ou até mesmo a sua porta de entrada USB - seja queimado!

Alguns usuários afirmam em vários sites não haver problema algum em retirar um pen drive sem segurança, já outros, afirmam que somente não se pode fazê-lo somente nas portas USB dianteiras do computador. Há ainda outros usuários que afirmam que remover sem segurança das portas USB traseiras do computador não gera problemas.

Quem está certo?

Totalmente? Nenhum. Porém, quanto à segunda afirmação há um ponto de verdade, pois em alguns computadores as entradas USB dianteiras não possuem seus fios internos plugados corretamente, o que pode fazer com que tanto a entrada, quanto o dispositivo, venham a queimar-se, mesmo se retirados com segurança.

Removendo com segurança

Existem três artigos, aqui no blog da Ewertek, explicando como realizar tal operação, um deles chama-se "Desconecte de forma correta os seus dispositivos USB", o outro "Remova qualquer drive através do menu de contexto" e o último "Remova seu pen-drive com um clique na área de trabalho", leia todos eles e escolha a forma que mais lhe agradar, pois convenhamos, se não fosse necessário remover um dispositivo com segurança, por que tal opção sequer existiria?


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como surgiu o Dia da Criança ?


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MITO OU VERDADE:


Saiba o que pode acontecer quando você empurra a bandeja da unidade ótica.
“Fechar a bandeja de CDs empurrando-a pode estragá-la?”
Hoje iremos abordar o que pode acontecer quando você prefere empurrar a bandeja de CDs, ao invés de utilizar o botão para fechá-la. Acompanhe nossas explicações para ver os problemas possíveis quando você não utiliza o botão para ejetar os discos.
O problema acontece nas peças mecânicas
Quase todos os componentes dos computadores são construídos apenas com peças eletrônicas. As unidades óticas ainda não se tornaram totalmente eletrônicas, porque as bandejas requisitam peças mecânicas para sua locomoção. Esta dependência da parte mecânica é o que mais gera problemas nas unidades óticas.
Os drives de CDs e DVDs possuem mecanismos para que a bandeja seja ejetada e recolhida. Sendo assim, se o usuário resolve fechar a bandeja sem apertar o botão, ele acaba forçando os mecanismos a trabalharem mais rápidos do que o comum. Dependendo da força utilizada, o usuário pode causar danos a estas peças. Dependendo do caso, a unidade pode parar de recolher a bandeja ou de ejetá-la, contudo vale salientar que é raro isto acontecer.
Sendo assim, já temos uma resposta definitiva para nosso artigo:
“Quando alguém lhe disser que ao empurrar a bandeja de CDs você pode estragá-la, tenha certeza de que isto é verdade! Claro que muitos tratam esta questão como um mito, devido à mínima ocorrência de defeitos nas unidades óticas.”
Lembrando que estamos falando de bandejas para PCs! Nos notebooks os cuidados são parecidos: para abrir a bandeja aperte o botão ejetar, para fechá-lo você pode empurrá-lo, porém devagar e sem força desproporcional.
Em breve mais curiosidades sobre mitos e verdades.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prêmio Nobel de Física


Uma revolução que só foi possível por causa de dois homens. Em 1969, Willard Boyle e George Smith, inventaram o CCD - Sensor de Imagens - que funciona como um olho eletrônico para as câmeras digitais.

O mecanismo é acionado quando a lente capta a luz. Os sinais luminosos entram no sensor que tem milhares de células fotossensíveis, os pixels das nossas câmeras. Por isso, quanto mais pixels, melhor a qualidade da imagem, melhor é a captação.

O sensor CCD está conectado a um circuito eletrônico que leva o sinal de cada pixel para o processador da câmera. É esse processador que transforma os sinais em imagem digital.

A invenção permitiu fotografar o espaço e mandar fotos de Marte para a Terra e rendeu as dois o Prêmio Nobel de Física de 2009. "Se não fosse esses grandes físicos, grandes pesquisadores, hoje, possivelmente, a gente não teria nem um quinto, um milionésimo que a gente tem na nossa mão atualmente", acredita a doutora em física da PUC-SP, Maria Almeida Cavalcante.

Terceiro vencedor
O terceiro vencedor do Nobel de Física é um chinês naturalizado americano que ajudou a desenvolver um método de transmissão de informações sem o qual o mundo moderno já nem funciona: a fibra ótica.

A repórter da TV Globo está na redação, em Nova York, diante de uma câmera. A sua imagem viaja quase oito mil quilômetros por uma rede de fios até o Brasil. Estes fios são compostos de fibra ótica.

Foi o físico Charles Kao quem ajudou a desenvolver a tecnologia que permite a transmissão de imagem, som e dados através da fibra ótica. Em 1966, quando Kao fez o estudo, as fibras óticas de vidro já existiam, mas só eram capazes de transmitir a uma distância de cerca de 20 metros.

Os estudos de Kao permitiram o desenvolvimento da fibra ótica mais transparente, feita com vidro puro, com capacidade de conduzir a luz por longas distâncias.

Fibras óticas de vidro compõem um grande sistema circulatório da comunicação no mundo. As redes já instaladas são suficientes para dar a volta no planeta mais de 25 mil vezes.

Segundo a academia sueca, Charles Kao, de 75 anos, não chegou a patentear a descoberta. Mas felizmente ganhou o maior reconhecimento que um cientista pode receber: o Prêmio Nobel.
Premio

terça-feira, 6 de outubro de 2009

DEFINIÇÕES SOBRE REDES WIRELESS

As redes wireless (redes sem fio) são soluções normalmente aplicadas onde uma infra-estrutura de cabeamento convencional (cobre ou fibra óptica) não pode ser utilizada.
Redes wireless viabilizam dessa forma o atendimento de pontos de rede com a mesma eficiência e até mesmo uma melhor relação custo/benefício em relação ao sistema de cabeamento convencional nesses casos.
Embora ainda persistam algumas dúvidas e discussões sobre a confiabilidade e eficiência das redes sem fio no que diz respeito à segurança na transmissão da informação, existe um consenso sobre sua fácil configuração, eficiente controle e gerenciamento de dispositivos e simplicidade para alterações do layout.
A instalação de redes wireless e de novos pontos de rede eliminam a necessidade de se passar novos cabos, reduzindo o tempo de configuração de novas posições de trabalho e facilitam a construção de estruturas provisórias como quiosques, salas de treinamento, etc.
Uma rede wireless proporciona, dessa forma, todas as funcionalidades de uma rede cabeada, porém sem as restrições físicas do cabeamento propriamente dito.
Atualmente a grande maioria das redes wireless permite plena conectividade e atende aos padrões e normas dos organismos internacionais. Isto significa que, uma vez utilizando equipamentos padronizados, redes wireless podem ser interconectadas com as redes de cabeamento convencional sem maiores problemas e computadores utilizando dispositivos wireless interagem com computadores da rede cabeada e vice-versa sem qualquer restrição. Por esse motivo, podem ser utilizadas em WAN’s ou LAN’s, seja para a conexão de pontos distantes, seja simplesmente para diminuir ou eliminar o cabeamento existe na rede local, por exemplo.
No início, quando se começou a falar em redes wireless, uma aplicação foi o compartilhamento de conexões para acesso à internet nas residências. A tecnologia tinha como usuário final o consumidor doméstico e as velocidades de transmissão disponíveis eram baixas. Atualmente estão disponíveis dispositivos para redes wireless com velocidades que variam de 1.6Mbps a 25Mbps para uso em redes locais.
Configurações de redes wireless também podem ser simples ou complexas, visando proporcionar acesso ponto a ponto ou entre áreas com alta densidade de usuários

domingo, 4 de outubro de 2009

O QUE É ROTEADOR E COMO FUNCIONA


Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.
Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.
Os roteadores iniciam e fazem a manutenção de tabelas de rotas executando processos e protocolos de atualização de rotas, especificando os endereços e domínios de roteamento, atribuindo e controlando métricas de roteamento. O administrador pode fazer a configuração estática das rotas para a propagação dos pacotes ou através de processos dinâmicos executando nas redes.
Os roteadores passam adiante os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento. O problema da configuração das rotas estáticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa vir a afetar essa rota, o administrador deve refazer a configuração manualmente. Já o conhecimento de rotas dinâmicas são diferentes. Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o roteamento dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente atualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa atualização é feita através da troca de conhecimento entre os roteadores da rede.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DEFINIÇÕES SOBRE SMS E MMS

O SMS, como seu próprio nome sugere (Short Message Service), é um serviço de mensagens curtas de texto que permite o envio de mensagens de texto entre aparelhos celulares desde que ambos possuam tal funcionalidade. Essas mensagens são compostas de caracteres alfanuméricos e possuem um limite de até 160 caracteres que podem compor a mensagem. Veja abaixo na Figura 01 um exemplo de uso inteligente de caracteres alfanuméricos com o objetivo de simular um plano de fundo em uma mensagem SMS, minimizando assim o fato de não termos uma flexibilidade maior na formatação de uma mensagem do tipo.

Uma diferença entre os dois sistemas de transmissão de mensagens é que o SMS utiliza o canal de sinalização do protocolo da interface aérea para encaminhamento da mensagem enquanto o MMS utiliza o canal de tráfego de dados para a transmissão. Daí o motivo da limitação do tamanho das mensagens SMS em aproximadamente 160 caracteres.
O SMS suporta somente texto enquanto o MMS possibilita diversas combinações com um rico conteúdo de tipos de mídia como imagem, texto, áudio e vídeo. Podemos dizer que o SMS está para o telefone celular assim como o DOS está para o PC enquanto o MMS está para o telefone celular assim como o Windows está para o PC. A tabela 01 mostra um resumo das principais diferenças entre os dois serviços: