quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DEFINIÇÕES SOBRE JAVA

Java é uma linguagem de programação com a qual podemos realizar qualquer tipo de programa. Na atualidade, é uma linguagem muito extensa e cada vez cobra mais importância no âmbito de Internet como na informática em geral. Está desenvolvido pela companhia Sun Microsystems com grande dedicação e sempre enfocada a cobrir as necessidades tecnológicas mais principais.
Uma das principais características pelas quais Java se tornou tão famoso é que é uma linguagem independente da plataforma. Isto quer dizer que se fazemos um programa em Java poderá funcionar em qualquer computador do mercado. É uma vantagem significativa para os desenvolvedores de software, pois antes tinham que fazer um programa para cada sistema operativo, por exemplo Windows, Linux, Apple, etc. Isto se consegue porque foi criado uma Máquina de Java para cada sistema que faz de ponte entre o sistema operativo e o programa de Java e possibilita que este último se entenda perfeitamente.
A independência de plataforma é uma das razões pelas quais Java é interessante para Internet, já que muitas pessoas devem ter acesso com computadores distintos. Mas não fica por aí, Java está desenvolvendo inclusive distintos tipos de dispositivos ademais do computador como celulares, agendas e em geral para qualquer coisa que a indústria possa inventar.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ENTENDA O QUE É BIT E BYTE


Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de Bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte.
Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.
Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem, inclusive, serem enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções.
Para que isto aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal.
A partir daí, foram criados vários termos para facilitar a compreensão humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas:
1 Byte = 8 bits
1 Kilobyte (ou KB) = 1024 bytes
1 Megabyte (ou MB) = 1024 kilobytes
1 Gigabyte (ou GB) = 1024 megabytes
1 Terabyte (ou TB) = 1024 gigabytes
1 Petabyte (ou PB) = 1024 terabytes
1 Exabyte (ou EB) = 1024 petabytes
1 Zettabyte (ou ZB) = 1024 exabytes
1 Yottabyte (ou YB) = 1024 zettabytes
É também através dos bytes que se determina o comprimento da palavra de um computador, ou seja, a quantidade de bits que ele utiliza na composição das instruções internas, como por exemplo:
8 bits - palavra de 1 byte
16 bits - palavra de 2 bytes
32 bits - palavra de 4 bytes
Na transmissão de dados entre computadores, geralmente usa-se medições relacionadas a bits e não a bytes. Assim, existem também os seguintes termos:
1 Kilobit (ou Kb) = 1024 bits
1 Megabit (ou Mb) = 1024 Kilobits
1 Gigabit ou (Gb) = 1024 Megabits
Note que quando a medição é feita em bytes, o B da sigla é maiúsculo (como em GB). Quando a medição é feita em bits, o B da sigla fica em minúsculo (como em Gb).

sábado, 26 de setembro de 2009

COMO POSSO SABER SE TENHO UM WORM OU OUTRO VÍRUS?

Ao abrir e executar um programa infectado, é possível que você não saiba que foi contaminado por um vírus. O seu computador pode ficar lento ou travar e ser reiniciado repetidamente. Algumas vezes o vírus ataca os arquivos necessários para iniciar o computador. Nesse caso, é possível que você se depare com uma tela vazia ao ligar o computador.
Todos esses sintomas são sinais comuns de que o seu computador foi infectado por um vírus — embora esses problemas também possam ser causados por problemas de hardware ou software sem nenhuma relação com vírus.
Tome cuidado com mensagens que informam que você enviou um e-mail que continha um vírus. Isso significa que o vírus listou o seu endereço como remetente de um e-mail corrompido. Isso não significa necessariamente que você foi infectado por um vírus. Alguns vírus tem a capacidade de falsificar endereços de e-mail.A menos que você tenha um software antivírus atualizado instalado no seu computador, não há meio totalmente seguro de saber se você foi infectado por um vírus ou não. Se você não possui um software antivírus atualizado ou se deseja instalar uma marca de software antivírus diferente

COMO SE ESPALHAM OS WORMS E OUTROS VÍRUS?

Na prática, todos os vírus e vários worms não podem se espalhar sem que você abra um arquivo ou execute um programa infectado.
Muitos dos vírus mais perigosos foram espalhados principalmente via anexos de e-mail, os arquivos que são enviados com as mensagens de e-mail. Geralmente você tem como saber que um e-mail contém um anexo, pois este é exibido como um ícone de clipe de papel que representa o anexo e contém o seu nome. Fotos, cartas escritas no Microsoft Word e até mesmo planilhas eletrônicas do Excel são apenas alguns dos tipos de arquivo que você pode receber através de e-mail a cada dia. Um vírus é ativado quando você abre um arquivo anexo infectado (geralmente você abre o anexo clicando duas vezes no seu ícone).
Dica: nunca abra nada que esteja anexado a um e-mail a menos que esteja esperando pelo anexo e conheça exatamente o conteúdo do arquivo.
Se receber um e-mail com um anexo de alguém que não conhece, exclua o e-mail imediatamente. Infelizmente, algumas vezes não é seguro nem mesmo abrir anexos de pessoas que você conhece. Os vírus e os worms são capazes de roubar informações de programas de e-mail e enviar a si mesmos a todos os endereços no seu catálogo de endereços. Portanto, se você receber um e-mail de alguém com uma mensagem que você não entende ou um arquivo que você não está esperando, sempre entre em contato com a pessoa e confirme o conteúdo do anexo antes de abri-lo.
Outros vírus podem se espalhar através de programas que você baixa da Internet ou de programas de computador infectados com vírus que você pega emprestado de amigos ou compra em uma loja. Essas são maneiras menos comuns de contrair um vírus. A maioria das pessoas é infectada por vírus ao abrir ou executar anexos de e-mail desconhecidos.

O QUE É UM CAVALO DE TROIA?


Assim como o mitológico cavalo de Tróia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tróia, os cavalo de Tróia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um cavalo de Tróia recente apresentava-se como um e-mail com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desativar programas antivírus e firewalls.
Cavalo de Tróia (s. m.) Um programa de computador que parece ser útil, mas na verdade causa danos.
Os cavalos de Tróia se alastram quando as pessoas são seduzidas a abrir o programa por pensar que vem de uma fonte legítima. Para proteger melhor os usuários, a Microsoft envia com freqüência boletins de segurança via e-mail, mas eles nunca contêm anexos. Também publicamos nossos alertas de segurança no nosso SITE DE SEGURANÇA antes de enviá-los a nossos clientes.Os cavalos de Tróia também podem ser incluídos em software que você baixa gratuitamente. Nunca baixe software de uma fonte em que você não confia. Sempre baixe as atualizações e patches da Microsoft a partir do Microsoft Windows Update ou do Microsoft Office Update.

sábado, 19 de setembro de 2009

PARABÉNS E ETRNAS SAUDADES PARA VOCÊS!



DOIS AMIGOS, UM CAMINHO


A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor: Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir.


Somos fiéis a uma amizade Poderemos estar em outro lugar
Mas jamais soltaremos as mãos.
Mãos unidas por um forte laço Chamado AMIZADEDois Amigos,Duas Almas Seguindo Um Mesmo Caminho.


PARABÉNS, AOS DOIS GRANDES AMIGOS CHARLES E IZAQUE


São os Sinceros votos de tofos que fazem a Ewertek Informática


terça-feira, 15 de setembro de 2009

O QUE É VIRUS, E COMO OCORRE SUA CONTAMINAÇÃO


É um software projetado e escrito para fazer alterações, sem permissão, em seu computador. Trata-se de um código de programa que invade um de seus arquivos executáveis e se espalha para todos os outros. O computador não cria vírus espontaneamente. Eles precisam ser escritos e ter um objetivo específico. O vírus pode causar danos aos programas que altera, comprometendo a operação do sistema e os dados dos usuários
O vírus espalha-se pelo computador a partir do momento em que a máquina executa um programa contaminado. Isso pode ocorrer por meio de downloads de programas, pelo e-mail, arquivos anexados ou através de disquetes infectados. Os vírus de computador podem ficar escondidos dentro da máquina por um determinado período, enquanto contaminam outros programas e até mesmo outras máquinas. O momento de início da transmissão do vírus varia bastante. Pode ser uma data comemorativa, um comando ou uma situação específica, como a centésima inicialização do computador. Os sintomas podem ser o desaparecimento de arquivos, travamento da máquina ou lentidão na execução de programas, por exemplo.

O QUE É HTML?

espaço para sua página na Internet fica em um computador, onde estão todos os seus arquivos de HTML, som, imagem, etc. O computador onde fica a sua home page é chamado de Servidor, pois a qualquer hora do dia ou da noite ele vai estar ligado para as pessoas poderem acessar sua home page.Quando a pessoa entra na sua home page, ela está acessando este espaço. As páginas são feitas usando a linguagem HTML (HyperText Markup Language). Trata-se de uma linguagem simples e bem leve, por isso ela é o padrão da Internet. Nas páginas você coloca sons, imagens, cores.Além disso, as páginas da Web podem ser ligadas entre si, formando o que se chama de Link. Com isso, você pode criar uma página sobre um assunto que lhe agrade a partir de uma outra, com sua foto e um link entre elas. Quando uma pessoa clica neste link, ela vai diretamente para aquela página que você definiu.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SIGNIFICADO DA PALAVRA WINDOWS E COMO SURGIU


A palavra windows em português significa janelas. A sua INTERFEICE GRAFICA é baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox Parc: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de um clique do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("windows" é equivalente a "window", que significa janela, porém no plural).
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interfeice grafica para o sistema operacional MS - DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam INLEGAIS.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993, O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS -DOS, PC –DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um um sistema operativo que não dispõe de interfeice grafica, funciona através de commando de texto introduzidos no teclado pelo ultilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS- DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

O QUE SIGNIFICA WWW?


A sigla WWW significa "World Wide Web", em português, rede de alcance mundial "O largo mundo da Web". A sigla WWW é a mais utilizada para nomear servidores de páginas da web de todo o mundo.Quando você digita WWW na barra de endereço significa o nome do servidor da web a quem você deseja se conectar. O World Wide web foi inventado em 1990, pelo inglês Timothy John Berners-Lee, no "Conseil Européen por la Recherche Nucléaire" (CERN), em português significa "Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear", localizado lá na Suíça.Então se a sua dúvida era o que significa o www, agora você já sabe e pode contar a novidade para todos os seus amigos, para que eles também não fiquem com a dúvida do que significa o WWW, quando forem usar.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quando surgiu o primeiro computador?


Desde a antiguidade, o homem veio desenvolvendo instrumentos para auxiliar os seus cálculos. O primeiro foi o ábaco, inventado na China. Em 1642, o francês Blaise Pascal, desenvolveu uma máquina de somar e subtrair constituída por um determinado número de rodas dentadas que, ao rodar dez dentes na coluna das unidades, avançava um dente na coluna das dezenas, e assim sucessivamente. Em 1694, o matemático alemão Gottfried Von Leibniz contruía uma calculadora que podia executar quatro operações básicas, além da raiz quadrada. A máquina de Leibniz utilizava cilindros com diferentes comprimentos, tendo ajustadas por cima deles outras engrenagens menores. Em 1822, matemático inglês Charles Babbage estabelecia os princípios do funcionamento dos computadores eletrônicos no projeto da sua máquina diferencial, capaz de fazer os cálculos necessários para elaborar uma tabela de logaritmos. E, em 1933, apresentou um outro projeto, a máquina analítica , que pode ser considerada a primeira máquina programável. Segundo o projeto, a máquina deveria dispor de uma memória capaz de armazenar mil números de 50 algarismos, utilizar funções auxiliares que constituíam sua própria biblioteca, comparar números e agir de acordo com o resultado da comparação; em suma, sua estrutura era muito parecida com a dos primeiros computadores eletrônicos.

Em 1945 surgiu, na Universidade da Pennsilvânia, o primeiro computador eletrônico, o Eniac – Eletrical Numerical Integrator and Calculator. Com mais de 18 mil válvulas e pesando cerca de 30 toneladas, ele dispendia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Sua manutenção era complicada, pois esquentava rapidamente e era obrigado a usar custosos sistemas de refrigeração. As válvulas começavam a queimar em dois minutos depois de o Eniac ser ligado, o que fez com que, em 1952, mais de 19 mil válvulas tivessem sido substituídas. Os outros problemas do Eniac eram a capacidade de memória e a confiabilidade. Em 1952, a Universidade da Pennsilvânia desenvolvia um segundo computador. Mais poderoso que o Eniac, ele usava apenas 3.500 válvula.

O primeiro computador foi fabricado comercialmente, a partir de 1951.

Qual é o melhor anti-vírus gratuito para 2009?


Quem navega na net sem protecção em tempo real arrisca-se em poucos dias, horas ou mesmo minutos a sofrer ataques de vírus, spyware, adware, malware, rootkits, entre outros. O que significam todos estes termos?
Vírus - pequeno programa com capacidade de se reproduzir e infectar um computador sem o conhecimento / autorização do dono.
Spyware - programas instalados de forma dissimulada que interceptam ou tomam controlo parcial da interacção do utilizador com o computador
Adware (Advertising Software) - software que carrega e mostra publicidade num computador. Por vezes é instalado em conjugação com outro programa (de distribuição gratuita) e que usa as receitas da publicidade para se auto-financiar. Quando o Adware é também spyware é considerado intrusivo, porque viola a privacidade do utilizador.
Malware - software desenhado para infiltrar-se e danificar um determinado PC, obviamente sem o consentimento do seu dono. Pode-se dizer então que o Malware (Malicious Software), inclui vírus, spyware, adware, rootkits, worms e trojans.
Rootkit - são programas desenhados para esconder ou dissimular um computador infectado ou comprometido. Normalmente aparecem sob a forma de ficheiros do sistema ou semelhantes, mas servem para carregar outro tipo de ameaças.
Posto isto, é conveniente saber que um anti-vírus no sentido estrito da palavra nos protegerá apenas contra os vírus que são uma parte das ameaças que vagueiam pela internet. Quando escolher um anti-vírus veja atentamente que tipo de protecção lhe fornecerá. Se é apenas anti-vírus, ou se é um suite completo de protecção com firewall, anti-malware, protecção activa, protecção de email, de mensageiros instantâneos, etc.
A lista que vos vou fazer parece-me simples e bastará para garantir uma protecção relativamente completa. Tenha em atenção que estas opções são gratuitas, e poderá ser necessário complementá-las com programas anti-spyware, ou anti-malware, bem como firewall. (Clique nas imagens para ir directamente para o site de download do software!)
3 melhores anti-virus gratuitos
1.- Avast! Home Edition - para mim é o melhor, por várias ordens de razões. Primeiro tem protecção activa residente da mais completas entre os concorrentes - protecção web, rede, email, P2P, mensageiro instantâneo, entre outras. Depois a taxa de detecção é excelente inclusivé para rootkits, e tem actualizações diárias. As duas desvantagens deste produto são - os falsos positivos (mais vale um falso alarme mesmo assim, do que uma infecção!), e o facto de se ter que renovar o registo periodicamente (anualmente).

2.- AVG Anti-Virus Free Edition - excelente taxa de detecção. Inclui anti-virus e anti-spyware. Também tem uma característica muito útil que é o Safe Search que funciona quando você faz uma pesquisa no Google sobre determinado assunto em que lhe assinala o conteúdo seguro de navegar e o de menos confiança. Como pontos negativos o facto de ser um pouco pesado, lento nos scans ao disco duro, de não ter protecção activa nos mensageiros instantâneos, no P2P e aquando da própria navegação na web.

3.- Avira Antivir Personal Edition - como anti-vírus é melhor que os outros dois. A taxa de detecção de vírus e rootkits é soberba. É muito leve e o tempo para realizar um scan completo é muito baixo. No entanto não protege o PC contra spyware, adware e ouro tipo de malware, pelo que as outras duas soluções são mais completas. Não possui protecção activa de email, mensageiros instantâneo e P2P. Para além do mais as actualizações podem ser bastante lentas e até encravar, por problemas dos servidores deles. Requer uma renovação periódica do registo.

CABO FLAT OU FLAT CABLE




Também chamado de "flat cable" é formado por vários fios dentro de uma única fita plástica. É utilizado onde são necessárias muitas ligações e se tem pouco espaço. Existem dois tipos de "flat cable": um deles é formado por vários fios dentro da mesma fita plástica e o outro é uma fita plástica com trilhas feitas de grafite. Este último tipo vem sendo cada vez mais usado nos equipamentos eletrônicos devido ao pouquíssimo espaço que ele ocupa. Como mostra a imagem ao lado confira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aniversariante do Dia


Netinho Play

aluno do IFRN no curo de turismo, e presidente da comissão Municipal dos estudantes.

apaga as velinhas no dia 05 de setembro
PARABÉNNSSSSS FELICIDADES MILLLLLLLLLLLL

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Antivírus gratuitos: qual deles é o melhor?


O Laboratório Digital deste mês é sobre os antivírus gratuitos disponíveis pela web. Realizamos pesquisas com várias opções grátis e vimos que são muitos no mercado, mas poucos deles com um nível alto de popularidade.Também pesquisamos em diversos órgãos relacionados à área de TI que fazem análises de antivírus de mercado. No entanto, há muitas controvérsias principalmente com relação a preferência de usuários de computadores e técnicos de informática.Nessa pesquisa procuramos instituições que levam o assunto a sério e que procuram nos assessorar da melhor forma possível e com o melhor produto por meio de testes concisos e que nos dão a real ideia de qual software gratuito é melhor em determinado requisito. Então confira toda a nossa análise e mantenha seu computador livre dos vírus.
Nossa avaliação dos 7 antivírus gratuitos foi baseada nos seguintes requisitos:4.1 EficáciaNeste requisito analisamos a eficácia do Antivírus em dois pontos, sendo um na “detecção de malwares” e o outro na “remoção dos malwares”.4.2 Desempenho Nesse analisamos quanto tempo de duração o Scan do Antivírus leva do ínicio da varredura até o término.4.3 Consumo de memóriaFoi realizada a análise do consumo de hardware do computador sendo esses “Memória” e “Processador”.4.4 InterfaceAnalisamos se o Antivírus se dispõe de uma interface intuitiva, facilitando ao máximo a vida do usuário no processo de configuração, atualização e execução do software.4.5 LinguagemNeste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da linguagem Português Brasileiro.4.6 Firewall IntegradaNeste requisito verificamos se o Antivírus se dispõe do recurso de segurança de Firewall integrada.4.7. Mail ScanEste é um recurso importante nos dias de hoje para qualquer Antivírus que queira ter sucesso em seu funcionamento, neste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da funcionalidade de varredura de e-mails.4.8 CompatibilidadeNeste requisito analisamos a compatibilidade de funcionamento com as versões de sistemas operacionais.4.9 Recomendação de segmento (Pessoal / Corporativo)Por último, a recomendação de qual Antivírus é melhor para o segmento que o usuário quer utilizá-lo.

Antivírus gratuitos Parte I - Avast Home EditionAntivírus gratuitos Parte II - AVG Anti-Virus FreeAntivírus gratuitos Parte III - Avira AntiVirAntivírus gratuitos Parte IV - ComodoAntivírus gratuitos Parte V - BitDefender 2009Antivírus gratuitos Parte VI - ClamWinAntivírus gratuitos Parte VII - PCTools